A Guarda Civil Municipal de Vinhedo frustrou, na tarde de quarta-feira (12), uma possível nova ação de furto a estabelecimentos comerciais da cidade. A operação rápida teve início quando o sistema de Alarme de Inteligência Veicular, integrado ao COI (Centro de Operações Integradas), identificou a entrada de um automóvel já monitorado por envolvimento em crimes semelhantes.
O veículo havia sido associado a furtos registrados em supermercados nos dias 15 e 16 de setembro. Na quarta-feira, o alerta foi disparado assim que o carro entrou em Vinhedo pela Estrada da Boiada, vindo de Valinhos. Imediatamente, equipes da GCM intensificaram o patrulhamento preventivo para localizar o automóvel.
Durante as buscas, o carro foi avistado deixando o município. Em uma ação conjunta com a Guarda Civil de Valinhos, os agentes realizaram a abordagem. No interior do veículo estavam cinco mulheres, que passaram por busca pessoal — sem que itens ilícitos fossem encontrados naquele momento. Porém, ao ser questionada, a condutora confessou ter furtado chocolates em supermercados da cidade.
Na vistoria veicular, os guardas encontraram uma grande quantidade de produtos subtraídos e sem comprovação de origem:
-
63 chocolates (61 barras e 2 caixas);
-
12 peças de roupa sem nota fiscal;
-
Produtos de higiene e limpeza, como escovas de dente, enxaguante bucal, desodorante em gel, shampoo e detergente;
-
Acessórios diversos, incluindo duas presilhas de cabelo;
-
Quatro gloss labiais;
-
Bolsas utilizadas para a prática dos furtos.
As cinco suspeitas foram encaminhadas ao 1º Distrito Policial de Valinhos, onde a prisão em flagrante por furto qualificado foi confirmada. Durante a identificação, uma das mulheres tentou fornecer dados falsos, mas foi reconhecida através do sistema Muralha Paulista, que apontou quatro mandados de prisão em aberto relacionados a furtos. Todas permaneceram à disposição da Justiça e seriam transferidas para a Cadeia Pública Feminina de Paulínia.
Os itens reconhecidos pelos estabelecimentos, como chocolates e produtos de higiene, foram devolvidos às vítimas. Já as demais mercadorias, além dos celulares das suspeitas, ficaram apreendidos para investigação. O veículo utilizado na ação também foi confiscado e encaminhado ao pátio de Cosmópolis.





