Governo do Estado lança novo RG

propaganda do Google Artigo Top

O Governo do Estado de São Paulo se antecipou e lançou uma nova versão do RG. A primeira via do documento continua sendo gratuita. O modelo antigo continua valendo.

A novidade fica por conta dos novos itens de segurança, entre eles o QR Code, impresso no verso do documento, que armazenará em um banco de dados eletrônico informações como nome, data de nascimento e fotografia da pessoa. Posteriormente, este código será legível por um aparelho exclusivo da Polícia.

Todos os RGs já são emitidos no novo formato, com papel especial, película protetora e borda diferenciada. Além disto, o número do RG aparece em vermelho e negrito, para facilitar a visualização. A foto e a impressão digital também estão mais nítidas.

O novo sistema de digitalização da foto e das impressões digitais está sendo implantado na Central do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton), em 10 postos do interior e em parte do Poupatempo Luz, na capital. Até março, outras regiões receberão mais 200 kits de coleta digitalizada.

A expectativa é que até o fim de 2014 o novo sistema esteja implantado em todos os postos do Estado.

Coleta de digitais

Com o novo RG, o IIRGD terá um novo sistema de coleta de impressões digitais. Todas as impressões digitais de novos RGs emitidos (são cerca de 400 mil por mês) serão armazenadas digitalmente. Isso vai facilitar a ação da Polícia na identificação de criminosos.

O banco de dados ainda será alimentado por cadastro do Detran. Em dois anos, a estimativa é de que as impressões digitais de 20 milhões de pessoas estejam cadastradas.

Como tirar RG

Para tirar a carteira de identidade, o cidadão precisa se dirigir aos postos do Poupatempo, à sede e aos demais postos do IIRGD. É necessário levar Certidão de Nascimento ou Casamento, além de foto 3×4 recente, no caso dos postos que ainda não têm o sistema eletrônico.

Propaganda do Google Artigo Baixo