Homem morre com febre maculosa em Louveira

propaganda do Google Artigo Top

Segundo informações da Vigilância em Saúde de Louveira, na última quarta-feira, 12, foi confirmada a morte, de um morador da cidade, de 48 anos, ocorrido por Febre Maculosa no dia 19 de novembro.

A febre maculosa é uma doença causada por uma bactéria e transmitida através da picada de carrapatos. A capivara é considerada um dos reservatórios silvestres associados à doença.

Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dor no corpo, mal estar, enjôo, vômitos e exantema (manchas vermelhas pelo corpo). Nos casos graves, podem ocorrer complicações gastrointestinais, renais, pulmonares, neurológicas e hemorrágicas.

O aparecimento dos sintomas pode ocorrer de 2 a 14 dias após a picada do carrapato e a doença ocorre com mais frequência em pessoas que permaneceram com o carrapato aderido ao corpo por mais de 6 horas.

Por esse motivo, é muito importante evitar áreas infestadas por carrapatos e, se possível, ao freqüentar esses locais, sempre usar calças e camisas de mangas compridas, roupas claras para facilitar a visualização, e inspecionar o corpo para verificar a presença de carrapatos. Em caso de aparecimento de sintomas, deve-se procurar um serviço de saúde e comunicar que teve contato com carrapatos. O tratamento é realizado ainda na suspeita com uso de antibiótico, pois as chances de cura são muito maiores quando a suspeita e o tratamento são realizados precocemente.

Propaganda do Google Artigo Baixo