Idosos têm 12 vezes mais chances de morrer por dengue

propaganda do Google Artigo Top

Levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde indica que idosos acima de 60 anos possuem 12 vezes mais chances de morrer ao contraírem dengue se comparados com outras faixas etárias. Por conta desta vulnerabilidade, o MS alerta os idosos a procurarem os serviços de saúde assim que surgirem os primeiros sinais da doença.

De acordo com os dados, dos 132 óbitos registrados nos primeiros três meses deste ano, 42% são referentes a pessoas acima desta faixa etária.

“As causas desta condição de risco não estão completamente esclarecidas, mas podem estar relacionadas com a maior prevalência, nesta faixa etária, de doenças crônicas, como cardíacas, diabetes, entre outras”, observa o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da dengue são febre, dor de cabeça – algumas vezes mais localizada no fundo dos olhos – e dores nas articulações. “Se a pessoa com a doença apresentar dores abdominais e vômitos persistentes, deve buscar imediatamente um serviço de saúde porque estes são sinais de agravamento. Também é fundamental não tomar remédio que tenha em sua composição o Ácido Acetil Salicílico (AAS, aspirina e outros) e se hidratar com água, sucos e água de coco”, aconselhou Barbosa.

Propaganda do Google Artigo Baixo