Impostômetro ultrapassa R$ 500 bilhões nesta terça-feira

propaganda do Google Artigo Top

Nesta terça-feira, 15, segundo informações da Associação Comercial de São Paulo, o impostômetro ultrapassou a marca dos R$ 500 bilhões. O valor corresponde a todos os impostos pagos pelos brasileiros desde janeiro de 2014 para a União, os estados e municípios. No ano passado, essa marca foi atingida um dia depois.

O presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), Rogério Amato, compara a arrecadação tributária com o crescimento econômico. “O nosso desempenho atual mostra que arrecadamos mais e crescemos menos. Grande parte dos impostos recolhidos vai para cobrir gastos e custeios da máquina pública. E sobra pouco para investir em infraestrutura, em segurança, em saúde”, afirmou.

Páscoa

Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) revela a carga tributária nos produtos desta Páscoa. O preço do tradicional ovo de chocolate tem 38,53% de impostos. No caso da colomba pascoal, doce bastante comum nessa época, são 38,68% de tributos. Quem for almoçar fora vai pagar 32,31% de tributos no preço da refeição.

Outros produtos cujas cargas tributárias também chamam a atenção são bacalhau importado (43,78%), bombom (37,61%) e coelho de pelúcia (29,92%). Veja abaixo a lista completa.

Impostômetro

Criado em 2005, o Impostômetro mostra em tempo real quanto os brasileiros pagam em impostos. No site www.impostometro.com.br, é possível verificar o quanto a população de cada município ou estado brasileiro pagou de tributos.

Propaganda do Google Artigo Baixo