INSS pode fornecer informações e tirar dúvidas através do telefone 135

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A Previdência Social implantou nos últimos anos alguns
serviços para oferecer maior comodidade à população e evitar o deslocamento desnecessariamente
às suas agências. Se antes o cidadão era obrigado a ir a uma agência para fazer
todos os serviços, com a implantação dos canais remotos, como o telefone 135 e
o site da Previdência, apenas alguns atendimentos passaram a exigir a presença
do segurado numa unidade do INSS.

Para se ter uma ideia, a cada mês cerca de 15 milhões de
pessoas usam esses canais remotos antes de ir a uma unidade do INSS. A maioria
busca informações básicas e orientação preliminar sobre requisitos e documentos
necessários para fazer requerimentos. Isso possibilitou às agências ter mais
tempo para analisar pedidos de benefícios e agilizar as concessões.

Pela Central 135, o cidadão pode ter acesso à maioria dos
serviços previdenciários, como obter informações, se inscrever na Previdência Social,
agendar atendimento em uma agência para requerer benefícios ou passar por
perícia médica, necessária para a concessão do auxílio-doença. O usuário também
pode agendar os pedidos de prorrogação (PP) e reconsideração (PR) desse
benefício por meio do telefone 135.


Outros serviços agendáveis pelo atendimento telefônico são o pedido de emissão
da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e os acertos de dados constantes do
Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), tais como Atividade,
Recolhimento e Vínculos e Remunerações. Se preferir, o usuário também pode
fazer o agendamento eletrônico de todos esses serviços no site da Previdência
Social na internet. Basta acessar www.previdencia.gov.br e clicar em Agência Eletrônica:
Segurado.


Funcionamento

A
Central 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 23h. Para aqueles que
buscam um serviço ainda mais ágil, o INSS recomenda ligar aos sábados. Após as
23h e aos domingos, o canal remoto funciona apenas para atendimento eletrônico.
A ligação é gratuita, quando feita de um telefone fixo ou público. De aparelho
celular é cobrada tarifa local. Depois de 20 de fevereiro, quando termina o horário
de verão, a Central passa a atender das 7h às 22h.

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