Ipem encontra irregularidades em posto de combustível de Valinhos

Fiscalização foi uma operação conjunta com a Polícia Civil e Agência Nacional do Petróleo

Foram verificadas 16 bombas de combustíveis e encontrados erros em três (Foto: Arquivo JV)

Fiscais do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, encontraram irregularidades em um posto de combustível, localizado na Vila Santana, em Valinhos.

Durante a fiscalização, realizada na quarta-feira, 5, que integrou a Operação Olhos de Lince do Ipem-SP, foram verificadas 16 bombas de combustíveis e encontrados erros em três (19%), sendo emitidos 4 autos de infração. Entre as irregularidades encontradas, erro de medição superior ao erro máximo admitido contra o consumidor, e divergências entre os erros relativos dos volumes entregues ao cliente.

A fiscalização foi uma operação conjunta com a Polícia Civil e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O posto com irregularidade terá dez dias para apresentar defesa junto ao instituto. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

O objetivo das fiscalizações do Ipem-SP é realizar a identificação de fraudes em bombas de combustíveis, referente a quantidade (volumetria), contra o consumidor praticadas por postos de combustíveis.