IPTU com aumento de 3,92% vence na próxima semana

propaganda do Google Artigo Top

O IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano de Vinhedo vence a primeira parcela já na semana que vem, mais precisamente no dia 15.

A conta do imposto municipal vem um pouco mais cara neste ano de 2021. O reajuste aplicado pela Prefeitura foi de 3,92%, ou seja, a mesma variação da inflação em novembro, quando o decreto 262 com o aumento foi editado.

No ano passado o aumento do IPTU foi de 2,54%, também seguindo o percentual da inflação no ano anterior. Também em 2020 houve um aumento, não anunciado, de 16% na Taxa de Remoção de Lixo.

Já o decreto 266 informa as datas de pagamento para o IPTU. A primeira opção é o pagamento em parcela única no dia 15 de janeiro, com 10% de desconto. Existe também a opção de pagamento em parcela única para o dia 15 de fevereiro, no entanto, esta tem desconto de 5%.

Para pagamento parcelado, disponível somente em 12 vezes, a primeira parcela deve ser quitada em 15 de janeiro. As demais vencem no dia 15 de cada mês, até dezembro de 2021.

As mesmas regras de pagamento e parcelamento valem para a Taxa de Remoção de Lixo, que segue junto com o IPTU.

No caso de atraso no pagamento do imposto, o valor da parcela mensal será acrescido de multa de mora de 0,16% ao dia, até o máximo de 4,96% e juros moratórios de 1% ao mês.

Envio dos carnês

De acordo com a Prefeitura o envio dos carnes é realizado via Correios ao endereço de notificação constante no cadastro municipal do proprietário. Também é possível fazer pela internet a emissão das vias do IPTU no site da Prefeitura. Basta entrar no site vinhedo.sp.gov.br e buscar por segunda via do IPTU e digitar número de inscrição ou clique aqui para ir diretamente ao site.

Contribuição voluntária

Existe a possibilidade de os vinhedenses fazerem contribuições voluntárias para instituições da cidade, por meio do carnê de IPTU.

A Lei Municipal que dispõe sobre essa possibilidade e prevê a contribuição voluntária ao Fundo Social de Solidariedade, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vinhedo, Fundo Municipal de Bem Estar Animal e à Irmandade Santa Casa de Vinhedo.

Os boletos para esse recolhimento (não obrigatório) estão separadas na parte final do carnê. Eles vencem apenas em dezembro de 2021, podendo, portanto, ser recolhidos a qualquer momento no decorrer desse ano.

Propaganda do Google Artigo Baixo