Itatiba realiza Festa do Caqui neste fim de semana

propaganda do Google Artigo Top

Entre os dias 3 e 5 de abril, Itatiba promove a 7ª Festa do Caqui Cia. O evento será realizado no Parque Luís Latorre e cresce a cada ano. A Festa deste ano traz músicas e atrações que devem agradar todas as idades e tipos de público. O destaque fica por conta da famosa encenação teatral da Via Sacra, do Grupo de Teatro Bom Jesus, de Ibitinga, que se apresenta na noite de sábado, dia 4 de abril, a partir das 20h.


A representação envolve direta e indiretamente cerca de 200 pessoas, entre artistas e organizadores. Durante a encenação são representadas as 15 Estações da Via Sacra, com coreografia e cenários próprios da época, seguindo fielmente o texto bíblico.


Na sexta-feira, dia 3, acontece a abertura oficial da festa, com presença de autoridades e dos produtores rurais. Serão premiados os caquis mais bonitos, maiores e de maior qualidade, de cada um dos três tipos cultivados na cidade. Uma equipe formada por técnicos avalia as frutas durante a tarde e, a noite, todos ficam sabendo o resultado e ocorre a premiação – representada por troféu.


Programação


Após a cerimônia, por volta das 21h, a banda Inimigos da HP, considerada uma das grandes revelações do pagode nacional dos últimos anos, se apresenta. No sábado, dia 4, a festa recomeça às 10h com música ambiente. Às 12h sobem ao palco Pedro e Geraldo, dois músicos experientes da cidade. A dupla interpreta sucessos da MPB, de uma forma descontraída e animada. Às 14h é a vez de Demétrio, cantor que faz apresentações de sertanejo e country. Em seguida, às 16h se apresenta a Banda Arritmia, um grupo de rock que interpreta sucessos atuais e também dos anos 70, 80 e 90. Logo após entra em cena a dupla Adalto e Adalberto.


No domingo, dia 5, os portões do Parque se abrem às 10h. Às 12h haverá show de Ronald e Ray, dupla sertaneja que costuma se apresentar em Itatiba e região. Logo a seguir é a vez dos Irmãos Souza, que ainda meninos, em Minas Gerais, acompanhavam o pai e o avô na música. Hoje, o grupo conta com quatro experientes músicos que prometem mais um belo show sertanejo.


Às 16h ocorre o leilão de frutas e, às 18h, show do grupo Papel.com que, neste ano, está com está com a agenda lotada, abrindo os shows de Cláudia Leite e Ivete Sangalo na região. Finalizando a festa acontece a apresentação do Grupo Rhaas, de Toledo, no Paraná. São mais conhecidos pela música “Vuco vuco” um misto de ritmos do Sul e sertanejo. Atualmente seus integrantes residem na cidade de Itatiba, mas fazem shows por toda a região e em outros estados, muitas vezes com convidados especiais como Matogrosso e Mathias.


Venda de frutas


Os 70 produtores rurais que irão participar da 7ª edição da Festa do Caqui & Cia. 2009 estão ansiosos. A perspectiva é que a fruta seja propagada entre as 60 mil pessoas que devem passar pela festa e, claro, que sejam vendidas a centenas de famílias. a expectativa é que sejam vendidas mais de 10 toneladas de caqui durante os três dias de evento. A festa terá entrada gratuita e trará atrações que prometem agradar a todas as idades.


Sobre a Festa


A primeira edição da Festa do Caqui & Cia. foi realizada em 2003, na Praça da Bandeira e atraiu cerca de 25 mil pessoas. O município de Itatiba é o maior produtor de caqui do Circuito das Frutas. Atualmente a cidade possui 70 produtores da fruta, totalizando uma produção anual superior a 5 mil toneladas.


A fruta-tema da festa é cultivada desde o século VIII na China e no Japão e foi trazido ao Brasil pelos imigrantes japoneses e se ambientou muito bem em nosso clima e solo. A fruta é bastante doce e pouco calórica. Apresenta em sua composição cálcio, ferro, proteínas e as vitaminas A, B1, B2 e C, além de uma considerável quantidade de fibras que regulam as funções intestinais.


O Estado de São Paulo é o principal produtor brasileiro de caqui, possuindo uma cultura bastante desenvolvida e de relevante importância econômica. Produz 87 mil toneladas, com uma área de 3610 hectares e quase um milhão de pés. No estado de São Paulo, a colheita do caqui paulista ocorre de fevereiro a junho, com pico nos meses de março e abril.

Propaganda do Google Artigo Baixo