Itatiba volta a fechar o comércio não essencial na segunda-feira, 15

Aumento nos casos de covid-19 motivou a mudança

Barreira sanitária permanente em uma das entradas da cidade de Itatiba, que volta a ter quarentena mais rigorosa na segunda
propaganda do Google Artigo Top

A cidade de Itatiba, vizinha a Vinhedo, vai voltar a fechar o comércio não essencial na cidade a partir desta segunda-feira, 15.

De acordo com informações da Prefeitura, após avaliação semanal, que acontece em Itatiba todas as quintas-feiras, o prefeito Douglas Augusto (PPS), decidiu reposicionar o cronograma de funcionamento dos comércios e prestadores de serviço da cidade.

Com isso, voltam a ter autorização para abertura apenas os serviços que funcionavam antes da flexibilização ser iniciada. A partir de segunda, 15, comércio e prestadores de serviço não essenciais deverão estar de portas fechadas, com atendimento permitido apenas via delivery ou retirada em balcão.

A decisão foi embasada no aumento dos casos do novo coronavírus na cidade, que subiram 34% nos últimos dez dias, além das internações de UTI terem dobrado no período. Itatiba conta com 234 pessoas infectadas pela covid-19, com seis óbitos.

Também foram observados também outros fatos importantes, como o atendimento a pacientes de cidades vizinhas menores e a situação de municípios da região (como Campinas, que registrou 10 óbitos nas últimas 24h e que atingiu na quinta-feira, 11, 100% de utilização dos leitos UTI).

“Não vamos aguardar o Estado decretar o retorno de nossa região para a área vermelha para tomarmos uma atitude. Todas as cidades estão observando número crescente de transmissões e casos graves. Entendo que o retorno à área vermelha para a região de Campinas será inevitável. Não esperaremos a situação se tornar caótica para tomar decisões, vamos desde já proteger a vida dos itatibenses, visto que infelizmente a situação vem se agravando e mostra que pode piorar”, comentou o prefeito Douglas.

“Nossa decisão é baseada na ciência e nos dados apresentados nos últimos dez dias. Uma nova avaliação será feita na próxima quinta-feira, 18, conforme previsto e esclarecido a todo o setor do comércio em reuniões na prefeitura, para definirmos junto dos técnicos, as novas datas a serem cumpridas”, completou o Douglas.

Propaganda do Google Artigo Baixo