Jovem de Vinhedo conquista medalha em Olimpíada Internacional de Biologia

propaganda do Google Artigo Top

José Eduardo Pascalicchio Bertozzi, morador de Vinhedo, conquistou medalha de bronze na 33ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), principal competição de Biologia do mundo para estudantes do Ensino Médio.

Bertozzi tem 18 anos e é aluno do Colégio Etapa de Valinhos. Ele integrou a equipe olímpica do Brasil, que também contou com a participação de outros três competidores: Nailton Gama de Castro (menção honrosa); Ana Beatriz Silva Buarque (menção honrosa); e Thiago Luis Marques Lopes.

A IBO 2022 começou dia 10 de julho, em Yerevan, capital da Armênia, e a cerimônia de encerramento ocorreu na última segunda-feir, 18. As provas foram realizadas em duas etapas (teórica e prática). Um dos aspectos importantes desta edição foi a Bioinformática, campo de pesquisa científica que combina Biologia, Ciência da Computação, Ciência de Dados, Matemática e Estatística para conduzir análises de dados associados à Biociência moderna.

A olimpíada contou com a participação de 400 estudantes de 62 países e uma delegação olímpica independente. Cada equipe contou com a participação de 4 competidores.

José Eduardo Pascalicchio Bertozzi tem 18 anos e é natural de São Paulo. O jovem mora em Vinhedo e cursa a 3ª série do Ensino Médio no Colégio Etapa, de Valinhos, onde ingressou ainda durante o Ensino Fundamental II.

Bertozzi participou das atividades de Robótica oferecidas pelo Colégio e recebeu uma medalha de prata (2018) na Olimpíada Brasileira de Robótica (Nível 1 – Modalidade Prática). Posteriormente, ingressou na equipe olímpica de Biologia, com a qual conquistou um bronze (2021) e um ouro (2022) na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB).

Propaganda do Google Artigo Baixo