Kit solar cabe na minha casa ou empresa?

propaganda do Google Artigo Top

O cenário atual do país está fazendo com que as pessoas procurem alternativas para economizar o máximo que podem no orçamento doméstico. A crise financeira e os índices de desemprego motivados por contextos sanitários, econômicos e políticos vem tirando o sono de muitas famílias.  As contas provenientes do consumo de energia elétrica estão cada vez mais altas. E dentro desse quadro, uma modalidade para gastar menos que ganha mais adeptos a cada dia é a geração de energia por intermédio da luz solar.

Por meio da energia do sol existe a economia de até 95% do valor da conta já em um primeiro mês de uso. Outro ponto relevante é que essa matriz energética é extremamente benéfica ao meio ambiente e durável, presente em abundância em nosso país tropical. Essa opção por energia é sustentável, limpa, renovável e inesgotável.

Mas, muitas pessoas perguntam se as suas residências ou empresas podem utilizar esse sistema.

Para geração da energia solar fotovoltaica é necessária a utilização de painéis, que transformam a luz do sol em eletricidade, que pode ser usada para diversas finalidades, incluindo a geração de energia para dentro das residências e empresas.  A instalação é fácil e feita em cima de estruturas da própria casa ou da sede do empreendimento. Não é preciso construir outra infraestrutura para abrigar os painéis solares.  O número de placas depende do tamanho do local e de sua necessidade de energia, portanto, é variável, mas uma área livre de pelo menos 10,5m² é obrigatória.

Vale destacar que se os módulos solares estiverem instalados em áreas rurais, os mesmos devem ser limpos anualmente. Para os da área urbana a limpeza deve ser feita com mais frequência, de seis em seis meses, por conta da poluição.

O sistema de energia solar também não faz barulho, pois as placas utilizam um processo fotoquímico na conversão da luz em energia. O inversor, necessário para a transformação e conversão da energia gerada pelos painéis fotovoltaicos, pode promover um nível quase imperceptível de ruídos. A energia gerada por esses painéis é de corrente contínua (CC), e a que utilizamos em edifícios, casas e empreendimentos é a de corrente alternada (CA). Portanto, esse é um aparelho essencial.

Outro dispositivo utilizado para que o sistema funcione de forma adequada é a bateria. Ela armazena o excedente produzido durante a exposição solar, que permite a utilização da energia do SOL mesmo durante a noite ou um dia muito chuvoso. Temos também o gestor do sistema, que gerencia todo o sistema de captação de energia solar, como monitoramento e controle, incluindo dados como estatísticas de produção e consumo de energia pelo local onde está a instalação. E por último, o medidor de corrente, que realiza o controle do consumo de energia de forma instantânea.

Propaganda do Google Artigo Baixo