Louveira deu um importante passo para a implantação de redes de telecomunicações de última geração na cidade, com a aprovação da Lei das Antenas (Lei n° 2.941, de 15 de março de 2024). Proposta pelo Poder Executivo e aprovada pelo Legislativo, essa legislação estabelece as regras e diretrizes para a instalação e operação de infraestrutura de telecomunicações, incluindo antenas de celular e equipamentos relacionados.
Transformação em Smart City
O projeto foi elaborado pelo Departamento de Tecnologia da Prefeitura, representando mais uma ação da atual gestão para transformar Louveira em uma smart city. Hoje, Louveira é a 6ª cidade mais inteligente entre os municípios com 50 a 100 mil habitantes, conforme o Ranking Connected Smart Cities, divulgado em setembro de 2023.
Pioneirismo em Legislação
De acordo com a Agência Brasil, até 28 de janeiro de 2024, menos de 8% dos municípios brasileiros tinham legislação municipal específica para a tecnologia 5G. Com a aprovação da Lei das Antenas, Louveira se destaca por antecipar a legislação necessária, facilitando a implantação da tecnologia 5G na cidade.
Implementação Experimental do 5G
A tecnologia 5G já está presente em fase experimental em algumas áreas de Louveira, onde as antenas atuais estão instaladas. Regiões como Vila Bossi, Bandeirantes, Capivari, Vila Nova, e o entorno da Rodovia Anhanguera estão entre os pontos cobertos, com a operadora Vivo liderando a implementação.
Avanços em Tecnologia e Inovação
A Prefeitura de Louveira tem investido intensamente em tecnologia e inovação para aprimorar os serviços públicos. Entre as iniciativas destacam-se:
- Educação: Implantação de 10 laboratórios de informática nas escolas municipais.
- Saúde: Uso de Telemedicina para atendimentos de menor complexidade.
- Administração: Desenvolvimento do aplicativo Rélou, que oferece diversos serviços da Prefeitura à população; a plataforma Alvará Digital para emissão de alvarás de construção; o Chatbot para comunicação entre administração e cidadãos; e o novo Sistema de Gestão Integrada da Prefeitura, que digitaliza processos administrativos. Além disso, foi lançado um aplicativo para servidores acessarem informações de Recursos Humanos.
Com a Lei das Antenas, Louveira se prepara para uma era de conectividade avançada, colocando-se à frente na modernização tecnológica e na melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.