Louveira recebe 177 pessoas por dia em Centro de Atendimento Respiratório

propaganda do Google Artigo Top

O Centro de Atendimento de Síndromes Respiratórias de Louveira, exclusivo para pacientes com sintomas gripais, inaugurado no último sábado, 1, para atender casos de gripe e covid-19, tem atendido, em média, 177 pessoas por dia.

O local chegou a receber, apenas na segunda-feira, 3, 249 pacientes com sintomas de gripe. Isso representa 18 pessoas atendidas por hora, ou um paciente a cada três minutos e meio. No sábado, 1, dia da abertura, foram 106 atendimentos, e no domingo, 2, 175.

O centro de atendimento foi instalado pela Prefeitura e pela Santa Casa no Centro de Reabilitação de Louveira (CRL), no mesmo espaço onde funcionava o Hospital de Campanha, devido ao aumento nos casos de gripe e também de covid-19 nos últimos dias.

A estimativa é de que tenha dobrado a procura por atendimento de pacientes com sintomas respiratórios na cidade nas últimas duas semanas, assim como tem acontecido em todos os municípios da região.

Além disso, as festas de final de ano, que promoveram reuniões familiares e festas com grandes quantidades de pessoas, também ajudam a agravar o cenário. Muitas pessoas optaram por não utilizar as máscaras e por deixar de lado cuidados para evitar o contágio, como o distanciamento social.

A média de 177 pacientes por dia no início de trabalho do novo centro de atendimento é superior à média registrada em todos os meses de atendimento no ano de 2021, tempo em que o Hospital de Campanha funcionou e o município enfrentou uma fase aguda de casos da pandemia de covid-19. Os números dos três dias do novo centro superam, inclusive, o movimento de alguns meses inteiros de 2021 no Hospital de Campanha.

Até 10h desta terça-feira, 4, 58 pessoas já tinham passado pelo atendimento no centro. Ao todo, dois pacientes tiveram que ser internados com casos mais graves.

O grande número de pacientes estava sobrecarregando a Santa Casa e o Pronto Atendimento do Santo Antônio, que eram os responsáveis por esses casos.

Também chamado de Gripário, o espaço funciona no mesmo local onde ficava o Hospital de Campanha, criado durante o pico da pandemia de covid-19 para dar suporte ao sistema de saúde da cidade.

Propaganda do Google Artigo Baixo