Louveira terá reajuste zero na tarifa de água em meio à pandemia

Estação Tratamento de Água de Louveira
propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Louveira vai manter a tarifa de água e esgoto sem qualquer reajuste na cidade. A decisão foi tomada pelo prefeito, Estanislau Steck, e o secretário de Água e Esgoto, Mateus Arantes, e comunicada por ofício à Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – ARES PCJ, nesta segunda-feira, 22.

Com isso, a Administração Municipal evita um custo adicional para os moradores em meio à crise econômica imposta pela pandemia do coronavírus.

A medida é uma forma de marcar o Dia Mundial de Água, que é celebrado neste 22 de março em todo o planeta.

Diz o ofício enviado para a ARES PCJ: “A Prefeitura de Louveira entende que, devido ao complexo momento de saúde pública vivido no País, e diante do agravamento da pandemia de covid-19, claramente verificado na nova decretação das fases Vermelha e Emergencial, pelo governo de São Paulo, o que impossibilita atividades econômicas e laborais em todo o Estado, utilizará de sua prerrogativa de titular dos serviços de água e esgoto para manter a estrutura tarifária vigente.

Entendemos que, neste momento, onde não há condições laborais para a grande maioria da população, um reajuste tarifário pode acarretar ainda maiores problemas para nossa população.

Dessa forma, comunicamos que os aumentos de gastos em saneamento que porventura possam surgir nesse exercício serão absorvidos pelo Município de Louveira.”

A Prefeitura já tinha adiado para abril o prazo de vencimento de todos os impostos e taxas municipais, como o IPTU e ISS, que deveriam ser pagos em março. Não haverá cobrança de juros, e aqueles contribuintes que preferirem quitar seus débitos podem fazê-lo normalmente.

Propaganda do Google Artigo Baixo