Louveira usa tecnologia de ponta em pacientes com covid-19

Cateter nasal de alto fluxo ajuda no tratamento de casos mais graves

Profissionais de saúde e o equipamento utilizado em Louveira
propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Louveira e a Santa Casa da cidade estão utilizando um equipamento chamado cateter nasal de alto fluxo para reduzir os casos de intubação durante o tratamento de pacientes com casos mais graves de covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, os novos cateteres diminuem em até 90% a necessidade de intubação dos infectados que utilizam a tecnologia no momento correto.

Diferente dos cateteres convencionais – que ofertam fluxo de aproximadamente 10 litros de oxigênio por minuto – o novo equipamento pode alcançar fluxos de até 40 litros por minuto com velocidade de até 215km/h e fração inspirada de oxigênio de até 100%, parâmetros considerados adequados no tratamento dos casos mais graves, mas que poderão ser ajustados conforme o quadro de saúde de cada paciente.

“Na prática, o resultado é garantir que pacientes com quadros graves de covid-19 tenham uma alternativa não invasiva eficiente, anterior a intubação”, afirma o secretário de Saúde de Louveira, Eduardo Gomes de Menezes.

Geralmente utilizado em hospitais privados devido ao alto custo, cada unidade do cateter custa em média R$ 47 mil. Louveira é uma das poucas cidades no país que oferece esse equipamento para tratamentos pelo SUS.

“É um investimento elevado, mas não podemos poupar esforços quando o assunto é salvar vidas. Estamos muito felizes por termos condições de oferecer essa importante alternativa para os pacientes. Na nossa região, somente hospitais particulares fazem uso desta tecnologia”, afirma o secretário.

Precision Flow

O sistema adquirido em Louveira, conhecido como Precision Flow, é fabricado nos Estados Unidos e funciona através de uma cânula nasal conectada a um aparelho eletrônico que associa a oferta de alto fluxo de oxigênio a uma tecnologia que mantém a umidificação ideal para os pacientes, o que diminui o desconforto ao mesmo tempo que garante maior eficiência no combate a insuficiências respiratórias.

A utilização do cateter ocorre no momento em que o quadro clínico do paciente depende de oferta artificial de mais de 6 litros de oxigênio por minuto para manter a saturação mínima entre 90 e 96%, que é o nível adequado para o corpo humano.

Com a utilização do novo sistema, a Secretaria de Saúde da cidade espera diminuir o número de pacientes que precisam ser intubados e, consequentemente, garantir maiores chances de sobrevivência para os que desenvolvem quadros graves da doença.

Inicialmente, três equipamentos foram adquiridos pela Santa Casa. A Prefeitura encomendou e aguarda a chegada de mais três.

Vinhedo

O vereador e presidente da Câmara de Vinhedo, Rodrigo Paixão (PDT) comentou neste domingo sobre o uso da ferramenta em Louveira. “A técnica de oxigenoterapia utilizada pelo hospital de Louveira é realmente avançada, sendo utilizada em hospitais de ponta do Brasil e reduz intubações para quem já está internado, comprovadamente. Este cateter custa aproximadamente R$ 50.000,00 a unidade, o que não é absurdo para um município do nosso porte orçamentário. Além disso, é um investimento muito útil para o momento seguinte da pandemia, tanto para a Santa Casa como para a UPA. Falei com técnicos, médicos, direção da Santa Casa e governo municipal agora de manhã e faremos um esforço para trazer esta novidade para nossa cidade com urgência”, disse o vereador.

Propaganda do Google Artigo Baixo