Mais de 10 mil lâmpadas fluorescentes foram descartadas em 2012

propaganda do Google Artigo Top

No segundo semestre de 2012, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura informou que a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo realisou o descarte de aproximadamente 10 mil lâmpadas fluorescentes. Estas foram entregues pela população e estabelecimentos de Vinhedo na Central de Triagem da Coleta Seletiva.

A Prefeitura recomenda o descarte ecológico das lâmpadas em questão, uma vez que possuem em sua composição o mercúrio, elemento químico com ação altamente tóxica. Segundo explicação do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Cássio Capovilla, uma vez liberado pela quebra da lâmpada, o vapor de mercúrio, além de inalado, ao chegar ao solo, nos rios e em outras fontes de água corrompe a cadeia alimentar e atinge os seres humanos”.

Denominado ‘Papa-lâmpadas’, o equipamento utilizado pela empresa contratada para efetuar o descarte correto tem um ciclo fechado que possui dois sistemas de filtragens, um para os fragmentos de vidro e alumínio e outro para os gases como o mercúrio, devolvendo à atmosfera apenas o ar puro. Por funcionar em um sistema a vácuo, isenta o operador de qualquer risco de retrocesso de fragmentos e contaminação pelo vapor de mercúrio. Cada lâmpada leva apenas um segundo para ser triturada e todo resíduo é reciclado e recuperado.

“A falta de critérios na quebra das lâmpadas fluorescentes é uma das mais nocivas agressões ao meio ambiente e à saúde pública, já que a maioria das pessoas, por falta de informação, ainda joga lâmpadas fluorescentes no lixo comum”, comentou o prefeito Milton Serafim.

Quando este tipo de produto é entregue na Central de Triagem, as lâmpadas são guardadas para que não ocorra qualquer tipo de risco ambiental.

Entrega do material durante o ano

Moradores e estabelecimentos comerciais de Vinhedo podem realizar a entrega de lâmpadas fluorescentes durante todo o ano na Central de Reciclagem, localizada na Rua Miguel Brunelli, 40, Vila Cascais. O descarte é realizado ao menos duas vezes por ano.

Propaganda do Google Artigo Baixo