Mais de 40% das pessoas têm medo de falar em público

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Falar em público é uma tarefa difícil para muitas pessoas. Pode ser tão complicado que alguns preferem morrer. É o que revelou uma pesquisa feita pelo jornal inglês Sunday Times. O levantamento apontou os maiores medos de 3 mil entrevistados. Do total, 41% disseram ter receio em falar em público, seguido por problemas financeiros, com 22%, e 19% delas apontaram ter medo de doenças e também morte.

Além de o medo ser grande, a comunicação é uma habilidade em falta no mercado de trabalho, mas muito requisitada nos processos de seleção. Segundo pesquisa do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), feito com 2 mil recrutadores, a comunicação verbal e escrita foi lembrada por 32% deles como uma competência essencial para os aprendizes e trainees das organizações.

A falta dessa habilidade diminui as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho, de acordo com o especialista em Recursos Humanos e Comunicação Verbal, Reinaldo Passadori. “Saber falar bem é indispensável para qualquer cargo hoje em dia. Seja qual for a área, ela será usada com frequência”, explicou.

Passadori explica que, além de o medo de falar para várias pessoas nos colocar em desvantagem sobre outros candidatos que disputam a mesma vaga, também inibe a nossa assertividade. “Quando somos dominados por esse medo e temos dificuldades para organizar nosso raciocínio, as chances de perder a atenção dos ouvintes e de não ser entendido é muito grande”, comentou.

Além disso, a habilidade pode influenciar no sucesso dos projetos da empresa em que atua, já que a comunicação verbal é um item essencial para a negociação. “Problemas como gaguejar e vícios na nossa fala dão a entender que estamos despreparados ou que não temos conhecimento suficiente sobre aquele determinado assunto”, cita. “Isso pode prejudicar nossa imagem como profissional”, finalizou Passadori.

Dicas para melhorar a disposição para falar em público:

– Leia em voz alta. Praticar a leitura ajuda a saber como anda a dicção, tom de voz, respiração entre outros aspectos que compõem a comunicação verbal.

– Fale com firmeza. Expressar-se com entusiasmo, além de manter as pessoas atentas ao que você tem a dizer, também mostra credibilidade.

– Prepare-se. Planejar, saber o propósito da apresentação, conhecer detalhes sobre o público alvo, ter clareza do objetivo da apresentação e saber organizar o conteúdo, dominando técnicas de como iniciar, desenvolver e concluir a apresentação.

– Dominar a ansiedade. Exercícios de relaxamento, pensar positivamente, saber como dar o primeiro passo contribui para dominar a ansiedade inicial.

– Faça um bom curso de Comunicação Verbal. Ter contato com profissionais que podem te instruir sobre como se superar nas apresentações e acabar definitivamente com todos os problemas.

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