Marcas próprias devem crescer 20% este ano

propaganda do Google Artigo Top

A venda de produtos de marca própria cresceu 27,3%, em 2007, e superou a
expansão do setor supermercadista brasileiro. É o que aponta um estudo da
Associação Brasileira de Supermercados (Abras), realizado em parceria com a
Nielsen, junto a 149 empresas, que representam 41,66% do setor. Ele revela que
o setor de marcas próprias e terceirização conquista cada vez mais
credibilidade e consolida-se no país, com o aumento da participação de 7% no
ano passado, em comparação com 2006, quando o índice foi de 5,5%.

A presidente da Abmapro – Associação Brasileira de Marcas Próprias e
Terceirização (www.abmapro.org.br), Neide Montesano, diz que a expansão superou
as expectativas da entidade e os bons resultados se devem à qualidade dos
produtos e à seriedade das empresas do setor. “Nossa expectativa é que a
participação no faturamento dos supermercados aumente, no mínimo, 20% em 2008.
Além de estar preparado para o crescimento, o setor tem privilegiado a
sustentabilidade das marcas”, completa.

A Abmapro, com pouco mais de um ano de fundação, já reúne 37 associados, entre
eles, os líderes dos varejos supermercadista e atacadista, Carrefour e Makro.
As empresas sócias da entidade – varejistas e industriais dos segmentos
supermercadista, atacadista e de distribuição, farmacêutico, alimentício,
químico, de higiene pessoal, além de prestadoras de serviços -, juntas, faturam
mais de R$ 22 bilhões por ano e são responsáveis por mais de 60 mil empregos
diretos.

O setor de marca própria tem à disposição, desde o mês passado, um novo portal
de notícias e serviços www.abmapro.org.br. Novidades da associação, as
principais reportagens publicadas nos veículos de todo o país sobre o setor,
informações sobre eventos, links, guia de fornecedores, dados e pesquisas de
mercado e muito mais num único endereço, acessível 24 horas por dia. “O
portal é mais uma conquista da entidade que tem como missão informar e orientar
os empresários, os consumidores brasileiros e a comunidade acadêmica sobre as
vantagens do fenômeno ´private label´, cujos produtos e serviços conquistam
cada vez mais participação nas vendas do mercado varejista brasileiro, como
comprova o estudo da Abras divulgado recentemente”, diz Neide Montesano.

Propaganda do Google Artigo Baixo