Merenda de Vinhedo tem vegetais, proteína animal, sucos naturais e frutas frescas

propaganda do Google Artigo Top

Mais do que chef de cozinha de restaurante estrelado, as nutricionistas da Rede Municipal de Educação de Vinhedo têm um trabalho que leva em conta não só o sabor das refeições, a harmonia dos pratos e a qualidade dos ingredientes, mas também o conteúdo nutricional adequado para as diferentes idades e fases de desenvolvimento dos estudantes. Os cardápios são cuidadosamente elaborados por faixa etária, incluem de duas a cinco refeições por dia e trazem opções de vegetais, proteína animal, frutas frescas e sucos naturais.

“A merenda municipal de Vinhedo é uma das mais completas e melhores entre as cidades brasileiras. Temos um cuidado especial na escolha dos ingredientes e elaboração dos cardápios para oferecer refeições de qualidade aos nossos estudantes. Nossas nutricionistas são muito criteriosas e, com a ajuda das merendeiras, supervisionam todos os ingredientes utilizados. A Prefeitura complementa os recursos do governo federal para que possamos ter cardápios de grande valor nutricional”, disse o prefeito Dario Pacheco.

A merenda escolar repleta de diversidade de Vinhedo também tem cardápios específicos para alunos com restrições a leite e derivados, a glúten e oferece alternativas alimentares individuais para escolares com diversas patologias. Segundo o Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, o cardápio é montado pelos nutricionistas, de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para a aquisição dos gêneros alimentícios, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) contribui mensalmente com uma verba federal. “Porém, para manter a excelência do cardápio, a Prefeitura completa essa verba com mais de 100% do valor do repasse federal”, explicou a secretária de Educação, Rogéria Nicoletti. De acordo com ela, a definição dos gêneros alimentícios considera diretrizes do PNAE e necessidades nutricionais de acordo com a idade e período escolar.

Os produtos são adquiridos através de processo licitatório e de cooperativas de agricultores.  “O edital é elaborado com base na legislação dos alimentos e com uma descrição técnica detalhada para garantir a boa qualidade”, afirmou a secretária. Segundo ela, os produtos perecíveis são entregues duas vezes por semana nas escolas e passam por uma conferência de qualidade e quantidade, feita pelas merendeiras.

O cardápio do Ensino Fundamental tem duas refeições por período, lanche e almoço. O cardápio dessa turma inclui pelo menos três frutas frescas por semana e sucos naturais, além disso, conta com vegetais e proteína animal todos os dias. Na Educação Infantil, o período integral possui de 4 a 5 refeições diárias, com uma grande variedade de vegetais e pelo menos duas frutas ao dia. “Todos os cardápios atingem as recomendações diárias de micronutrientes e de vitaminas e minerais, como ferro, cálcio e vitamina A”, afirmou a secretária.

📸 PREFEITURA DE VINHEDO

Propaganda do Google Artigo Baixo