Mochilas pesadas podem causar dores nas costas em crianças e adolescente

propaganda do Google Artigo Top

Não é incomum observarmos crianças e adolescentes carregando mochilas escolares pesadas, geralmente até 10-15% o seu peso corporal, fato que os coloca em risco de dor nas costas e outros distúrbios relacionados. A ameaça representada pelo peso extra é ainda maior pelo fato de que a maioria dos adolescentes não faz exercícios físicos com frequência. As informações são de um estudo publicado no Archives of Disease in Childhood.

Para chegar a tal conclusão os pesquisadores espanhóis avaliaram o peso das mochilas e a saúde da coluna de 1.403 alunos com idades entre 12 e 17 anos, em 11 escolas de uma província do noroeste da Espanha. Os pesquisadores também coletaram informações sobre a altura dos alunos, níveis de exercícios físicos e problemas de saúde subjacentes.

O peso médio das mochilas dos estudantes foi de quase 7 kg. Mais de 60% estavam carregando mochilas com peso superior a 10% do seu peso corporal, e um em cada cinco carregava uma mochila que pesava mais de 15% do seu próprio peso.

Não surpreendentemente, um em cada quatro alunos disse ter sofrido com dores nas costas por mais de 15 dias durante o ano anterior. A escoliose foi responsável por 70% dessas dores. Os outros 30% foram atribuídos a dores lombares ou contraturas, contrações musculares involuntárias contínuas. As meninas apresentaram um maior risco de dor nas costas do que os meninos. E este risco aumentou com a idade, presumivelmente, devido aos anos carregando mochilas pesadas.

A dor nas costas aparece quando a mochila puxa os jovens para trás, levando-os a dobrar a coluna e fazer um arco com as costas. Esta posição pode comprimir a coluna vertebral, com as vértebras pressionando os discos entre elas.

O que pode resultar deste hábito é uma má postura constante e ombros cronicamente arredondados. E se esse jovem tem que levantar a cabeça para ver onde está indo, pode terminar com dores crônicas no pescoço e nervos comprimidos.

Reduzindo a carga

Para evitar estes problemas, é recomendado deixar em casa itens desnecessários, somente levando para a escola ou faculdade o necessário para aquele dia.

Também é de extrema importância utilizar uma mochila adequada. Escolha uma que seja de tamanho adequado, porque se for maior do que o necessário, a criança ou adolescente tem a tendência de levar peso extra.

A mochila ideal deve ter alças largas, acolchoadas, ajustáveis nos ombros (as estreitas podem causar danos nos nervos), um acolchoado na parte de trás e compartimentos no interior para que os itens mais pesados possam descansar contra as costas da criança. As alças devem estar ajustadas de modo que a parte inferior da mochila, quando cheia, não fique a menos de quatro centímetros abaixo da cintura. Mochilas nunca devem ser usadas em um só ombro.

Propaganda do Google Artigo Baixo