Monumento de Adoniran Barbosa é revitalizado em Valinhos

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Valinhos revitalizou o monumento de homenagem ao artista Adoniran Barbosa, situado no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio).

A obra é do artista plástico Marcus Guimarães. A revitalização faz parte da comemoração da data de aniversário do compositor de Trem das Onzes, uma de suas canções que foi eternizada na cultura brasileira.

“Adoniran Barbosa foi e é um dos grandes artistas da nossa cidade”, reforça a prefeita Lucimara Godoy. A revitalização da obra aconteceu exatamente no dia de seu aniversário, já que o cantor nasceu em 6 de agosto de 1912. “Ele foi um grande compositor, cantor e sambista brasileiro do século XX, nascido em Valinhos. Foi o maior responsável por popularizar e dar reconhecimento ao samba paulista”, completou o secretário da Cultura, Ricardo do Vale.

A comemoração da data de nascimento do artista também ganhou outra homenagem. No piso superior do Paço Municipal, foi montado um painel com fotos suas e uma maquete da casa modernista de Flávio de Carvalho, em escala de ⅕, que é o outro artista celebrado. Flávio de Carvalho nasceu em 10 de agosto no Rio de Janeiro, mas sempre teve vínculos com Valinhos.

Vida
Segundo sua biografia, Adoniran Barbosa era nome artístico de João Rubinato, que faleceu em São Paulo, 23 de novembro de 1982. Ele foi um compositor, cantor, humorista e ator brasileiro.
Rubinato representava em programas de rádio diversos personagens, entre as quais, Adoniran Barbosa, que acabou por se confundir com seu criador dada a sua grande popularidade. Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba feito em São Paulo.
O seu primeiro sucesso foi a música Trem das Onze.

Propaganda do Google Artigo Baixo