Moradores de periferia têm investido mais em saúde bucal

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Estudo da Di Capire – Inteligência de Mercado – realizado em março deste ano, mostra que com a elevação do poder aquisitivo de famílias de bairros de periferia urbana de São Paulo entrevistadas nos últimos anos foi constatado aumento nos cuidados com saúde bucal. Esse dado foi demonstrado pelo consumo de produtos de maior qualidade e procura por consultas odontológicas.

Em relação aos produtos de higiene bucal, a pesquisa apontou um aumento na quantidade e na variedade de produtos consumidos. Os consumidores da periferia estão consumindo maior quantidade de produtos como cremes dentais, escovas de dente e fios dentais. Ao mesmo tempo, esses consumidores estão experimentando novos produtos, como antissépticos bucais, cremes dentais para dentes sensíveis e produtos com clareadores dentais.

Um desafio observado no estudo foi a descontinuidade na distribuição dos seus produtos nos pontos de vendas dessas regiões. “Algumas vezes observamos que os consumidores queriam experimentar um produto que tinham visto em alguma propaganda, mas quando chegavam ao ponto de venda não conseguiam encontrá-lo. Quando isso ocorreu, os consumidores acabaram adquirindo as marcas que tinham disponíveis no momento”, explica Andréa Costtanzi, sócia da Di Capire Inteligência de Mercado, empresa responsável pelo estudo.

Em relação à preferência por marcas, o estudo apontou que os consumidores da periferia valorizam e almejam adquirir as principais marcas disponíveis. As marcas preferidas pelos entrevistados foram Oral-B, Sorriso e Colgate para cremes dentais; Johnson & Johnson para fios dentais, Listerine para antissépticos bucais.

“Esse desejo pelas marcas líderes é coerente com o comportamento de consumo dessa população em tantas outras categorias de produtos. A população com menor poder aquisitivo almeja as marcas líderes de mercado, principalmente em produtos que vão garantir a sua saúde e bem-estar”, afirma a executiva da Di Capire.

O aumento da procura por atendimento odontológico na periferia também elevou o número de consultórios e clínicas odontológicas e a oferta de planos de assistência odontológica para essa população dos bairros pesquisados.

“Algumas empresas do setor odontológico criaram estratégias muito interessantes para atender essa classe de consumidores emergentes. Para citar dois exemplos que julgamos que merecem destaque, constatamos que a rede de franquias de clínicas odontológicas Sorridents aumentou o número de unidades nesses bairros e verificamos que alguns dos nossos entrevistados tinham planos odontológicos da Amil, pelos quais pagam a partir de R$ 15,00 por mês”, diz Andréa.

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