Mulheres têm cinco vezes mais chances de ter varizes

propaganda do Google Artigo Top

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as varizes acometem cinco vezes mais mulheres do que homens, chegando a atingir 60% da população feminina com mais de 50 anos.

Estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular apontam que 50% das mulheres e 37% dos homens brasileiros desenvolvem varizes em algum grau. Diante desse quadro, e para orientar essa população, o radiologista André Paciello, do Fleury Medicina e Saúde, esclarece as principais dúvidas:

1- O que são as varizes?

As varizes, por definição, são veias dilatadas. Aparecem mais comumente nos membros inferiores, mas podem surgir em qualquer outra parte do corpo.

2- Em que idade costumam aparecer as varizes nos membros inferiores? 

A partir da terceira e quarta décadas de vida.

3- Quais seriam as causas do seu surgimento?

A causa mais comum relaciona-se aos componentes hereditários, acentuados por fatores externos, como hábitos posturais inadequados, sedentarismo, obesidade, musculação em excesso, uso constante de salto alto ou de calças muito justas, intestino preso, viagens longas e uso contínuo e prolongado de pílulas anticoncepcionais. 

4- E quais seriam as formas de prevenir? 

A doença pode ter seu curso modificado pela utilização de meias elásticas. É também importante evitar o sobrepeso e as condições de risco exemplificadas acima. 

5- Há maior prevalência em algum dos sexos? 

Sim, todas as pesquisas apontam que a prevalência é maior entre as mulheres do que entre os homens. Acredita-se que fatores hormonais atuando sobre a parede das veias sejam responsáveis por essa predominância.

6- Como é feito o diagnóstico das varizes? 

Quando a dilatação das veias é visível na pele ou sob ela, o diagnóstico é clínico. Por outro lado, o estudo ultrassonográfico com Doppler é fundamental, porque nem todas as varizes são aparentes ao exame físico. A técnica utiliza-se do efeito Doppler para caracterizar o fluxo nos vasos sanguíneos, isto é, baseia-se na variação de frequência entre as ondas sonoras emitidas e as captadas pelo aparelho, produzida pelo movimento das hemácias no interior dos vasos. Para ficar mais claro, é semelhante ao que acontece quando ouvimos uma sirene de ambulância e, pela característica mais aguda ou mais grave do som, sabemos se está se aproximando ou se distanciando. O exame é extremamente simples e não há necessidade de utilização de radiação, contraste ou qualquer preparo.

7- Por que o diagnóstico precoce de varizes é importante?

Em geral a doença varicosa inicia-se com pequenas veias avermelhadas e azuladas na pele, progredindo para varizes mais calibrosas com sintomas associados, como inchaço e dor na perna ao final do dia. O diagnóstico antes dessa fase é fundamental para evitar o desconforto, e para prevenir as complicações, como tromboses e até mesmo úlceras, isto é, feridas profundas, bastante dolorosas e de difícil cicatrização.

Propaganda do Google Artigo Baixo