Operação Verão inicia atividades de prevenção neste sábado

propaganda do Google Artigo Top

Começa neste sábado, 1º de dezembro, a Operação Verão 2012/ 2013. A ação segue até 31 de março do ano que vem, e tem como objetivo realizar atividades preventivas que minimizem os causados durante período em que há maior ocorrência de chuvas, entre dezembro em março.

A estrutura de ação desta Operação Verão está organizada dentro do Plano de Contingência, desenvolvido pela Defesa Civil Municipal e que foi publicado pelo Decreto nº 246. O documento unifica as formas de ação em casos de situações adversas, causadas por altos índices de chuva, e apresenta a estrutura de participação e de contribuição dos órgãos de segurança e das secretarias municipais à população em ocorrências ocasionadas por fortes chuvas, tais como alagamentos e deslizamentos.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Maurício Barone, o plano também contempla o mapeamento feito pela corporação no decorrer do ano e que indica na cidade quais pontos são considerados de risco e quais são propícios a incidentes relacionados a deslizamentos e alagamentos. “Fizemos este estudo de forma detalhada e já levando em consideração as áreas municipais nas quais efetuamos o monitoramento permanente. Este mapeamento também é uma medida preventiva, pois nos ajuda na estruturação de ações sólidas para o combate de problemas ocasionados pela maior intensidade de chuvas”, disse Barone.

Na última edição, a Operação Verão atendeu 20 ocorrências, enquanto que na edição de 2010/2011 prestou auxílio à população em cerca de 30 ocorrências. Em caso de situações de risco ou emergência com o início das chuvas, a Defesa Civil indica a população a sempre procurar a ajuda da corporação, por meio do telefone 153; o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou a Polícia Militar, pelo telefone 190.

Propaganda do Google Artigo Baixo