Pacientes podem ter atendimento odontológico em casa

propaganda do Google Artigo Top

Pacientes atendidos pelo Pamda – Programa de Atenção Multidisciplinar Domiciliar – agora podem receber atendimento odontológico. Equipamento portátil permite realizar em casa profilaxia, restaurações, ajuste de próteses, curativos e extração de dentes, que também são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde gratuitamente.

Os pacientes que não podem sair da cama por motivos de saúde ou que apresentam dificuldade de locomoção, independente da idade, recebem em casa a visita da dentista e da auxiliar de saúde bucal da Prefeitura. O atendimento é feito uma vez por semana.

“A aquisição do equipamento era necessária para melhorarmos a saúde bucal dos pacientes do Pamda. Atualmente, estamos dando prioridade para os casos mais urgentes, ou seja, para pacientes que estão sentindo dor, apresentam lesões na boca ou próteses mal adaptadas. No próximo ano, todos os pacientes inscritos receberão a visita da equipe odontológica pelo menos uma vez por ano, com retorno sempre que necessário”, explicou a dentista e coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura, Claudia Mattos.

O equipamento

Adquirido no primeiro semestre, o equipamento começou a ser usado recentemente. O portátil é elétrico, composto por sugador de ar, seringa de água e ar, pontas de alta e baixa rotação, foco e compressor acoplado.

Atendimento odontológico

O Programa de Saúde Bucal da Prefeitura de Vinhedo atua em todas as faixas etárias, desde atendimento a bebês. O atendimento clínico é oferecido gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde. A equipe também desenvolve atividades em unidades de ensino para incentivar a saúde bucal desde o início do convívio escolar nos centros de educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos, com entrega de kit composto por escova, pasta e fio dental. 

Propaganda do Google Artigo Baixo