Padeiro de Vinhedo representa o Brasil no Mundial de Pão na França

Fernando começou trajetória profissional ainda na adolescência com 13 anos como ajudante

Fernando de Oliveira conquistou o título de melhor do Brasil
propaganda do Google Artigo Top

Quem quer pão, pão pão pão” é mais que um jingle para o chef Fernando de Oliveira. É uma suculenta oportunidade de representar o Brasil no concurso internacional do pão (Mondial du Pain), que acontece entre os dias 20 e 23 de outubro, na França.

Fernando de Oliveira é de Vinhedo, mas será o confeiteiro do Brasil no Mundial a defender o título da seletiva nacional para o concurso internacional. Oliveira venceu a competição em julho de 2018 durante a FIPAN, em São Paulo.

O padeiro foi o vencedor entre 12 competidores, cuja missão era apresentar oito tipos de pães diferentes e uma escultura de pão. E o nosso representante deu um show na arte da panificação ao sovar uma escultura com formato de índio, representando a preservação da natureza.

Por ter vencido a competição, o chef conquistou o título de melhor padeiro do Brasil e o prêmio de melhor baguete, assim como a vaga para disputar o mundial na França. Antes da competição, Fernando fez uma série de testes e treinamentos. “Preparei-me muito e estou muito feliz pela conquista e pela união de toda a comunidade de padeiros e confeiteiros num evento tão importante como esse”, ressaltou.

Acontecerá em Nantes na França de 20 a 23 de outubro de 2019. O tema definido pela organização do evento para a competição será ‘O esporte no mundo’. O Mundial reunirá profissionais do mundo inteiro que irão disputar o título de melhor padeiro do mundo.

A equipe brasileira embarcou para França na última semana composta por três padeiros, o competidor Fernando de Oliveira, o Cummins (auxiliar de padeiro) Lucas Mariano e o coach Johannes Roos. Os candidatos terão 8h de trabalho para entregar 120 pães para atender o regulamento proposto pela comissão organizadora. Dentre os tipos de pães a serem apresentados ao corpo de jurados estão as baguetes, croissants, pães com fermentação natural, pão com ingrediente típico do Brasil, pão nutricional, sanduíche e a escultura feita de massa de pão e respeitando a tabela de cores fornecida pela organização.

O chef

Fernando de Oliveira, 38 anos, é natural de Vinhedo, começou sua trajetória profissional ainda na adolescência com 13 anos como ajudante de padeiro e confeiteiro em sua cidade natal. Apaixonado pela arte de confeitaria, buscou conhecimento em cursos com Chefs renomados do interior de São Paulo e em escolas de Paris durante a Europain. Atua como consultor há 4 anos e leva sua experiência adquirida em seus 25 anos de profissão nas áreas de panificação, confeitaria e chocolate.

Escreveu dois livros: Confeitaria Clássica, Básica e Sofisticada Macarons para todas as ocasiões. Gravou diversos DVD’s com temas variados na área de panificação, chocolateria e confeitaria e é atual apresentador do programa de TV Chefs em Ação da TV Aparecida e Canal Sony Brasil.

Propaganda do Google Artigo Baixo