Pedágios têm novos valores nas rodovias paulistas

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Desde esta quarta-feira, 1º de julho, os pedágios nas rodovias paulistas tiveram reajuste de 3,64% (índice acumulado no período de junho de 2008 a maio de 2009), 68% inferior ao do ano passado. Já nos contratos novos, assinados entre 2008 e 2009 – na segunda etapa do Programa de Concessões Rodoviárias – o índice adotado foi o IPC-A, com reajuste de 5,19% (no mesmo período).

O pedágio de Valinhos, localizado na Anhanguera, passou de R$ 5,90 para R$ 6,10. O mesmo valor é verificado em Itupeva e Campo Limpo, na Bandeirantes e na praça de Perus, na Anhanguera. Em Sumaré e Nova Odessa, o valor foi para R$ 5,40.

Na Rodovia Miguel Melhado Campos, única praça de pedágio de Vinhedo o preço da tarifa subiu de R$ 4,20 para R$ 4,40.

Segundo informações da Artesp, cada praça de pedágio efetua a cobrança de um determinado trecho rodoviário (em quilômetros) denominado TCP (Trecho de Cobertura do Pedágio) que é multiplicado pelo valor da tarifa quilométrica. O resultado do cálculo, realizado pela Artesp de acordo com os contratos de concessões, implica no arredondamento dos centavos. Assim, entre 0,01 e 0,049, ajusta-se o valor para baixo; entre 0,05 e 0,09, ajusta-se para cima. Em razão desses arredondamentos, 63% das praças de pedágio sofrerão reajustes efetivos abaixo dos índices aplicados e quatro não terão aumento: Diadema e Eldorado, na Rodovia dos Imigrantes (SP 160); Sorocaba, na SP 075 e Rio Claro, na SP 191.

A tarifa quilométrica permite fracionar o pedágio das rodovias em diversas praças o que torna a cobrança mais justa, uma vez que os usuários pagam valores próximos ao percurso efetivamente utilizado.

O Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo já destinou R$ 10 bilhões para a ampliação e modernização de 5,2 mil quilômetros de rodovias e tornou as estradas paulistas as melhores e mais seguras do país, de acordo com recente levantamento da CNT – Confederação Nacional dos Transportes. Além dos investimentos realizados na malha rodoviária concedida, o modelo de concessão onerosa já alavancou recursos da ordem de R$ 2,7 bilhões em outorga para investimentos do Estado somente na 1ª Etapa do Programa. A segunda fase garantiu mais R$ 5,5 bilhões em outorga.

Na operação e manutenção da malha rodoviária concedida foram destinados R$ 7 bilhões dos recursos oriundos da arrecadação dos pedágios. Os investimentos viabilizam ainda a prestação de modernos serviços de socorro médico e mecânico, e já reduziram em 50,7% o índice de mortos nas rodovias concedidas.

Além
dos investimentos nas rodovias, parte da arrecadação dos pedágios é
destinada, com o recolhimento do ISS-QN aos 242 municípios paulistas
cortados pelas rodovias concedidas. Desde 2000, essas Prefeituras
receberam repasse de um bilhão de reais, verbas que podem ser
destinadas, por exemplo, à recuperação de rodovias vicinais ou à saúde,
educação e infra-estrutura urbana.

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Veja
os atuais valores da principais praças de pedágio


Miguel
Melhado Campos

SP – 324 Vinhedo R$ 4,40

Anhanguera

SP-330
Perus R$
6,10

SP-330
Valinhos R$ 6,10

SP-330
Nova Odessa R$ 5,40

SP-330
Limeira R$
4,10

SP-330
Leme R$
5,10

SP-330
Pirassununga R$ 5,10

SP-330
S. R. Passa Quatro R$ 4,90

SP-330
São Simão R$ 4,90

SP-330
Sales Oliveira R$
7,40

SP-330
Ituverava R$
9,00

Bandeirantes

SP-348
Campo Limpo R$ 6,10

SP-348
Caieiras R$
6,10

SP-348
Itupeva R$
6,10

SP-348
Sumaré R$
5,40

SP-348
Limeira R$
4,10

Dom Pedro 1º

SP-065
Nazaré Paulista R$ 9,00

SP-065
Itatiba R$ 9,00

Rodoanel

SP-021 R$ 1,30

Para visualizar a tabela completa de reajustes acesse:
http://www.artesp.sp.gov.br/download/artesp_tarifas_pedagios_julho_2009.pdf

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