Pessoas com doenças crônicas são mais atingidas por pneumonia

propaganda do Google Artigo Top

Pessoas com doenças crônicas estão mais propensas a desenvolver infecções provocadas pelo pneumococo – incluindo a pneumonia. Adultos acima de 50 anos estão ainda mais expostos. Em pacientes com doença cardiovascular crônica e diabetes, por exemplo, esse risco chega a ser de três a seis vezes maior, já que ao longo dos anos essas enfermidades comprometem o funcionamento do organismo e o sistema imunológico.

Especialistas alertam para a importância da conscientização sobre esses fatores de risco, muitas vezes negligenciados, que colocam os pacientes em maior risco de contágio com a pneumonia. A vacinação contra o influenza e o pneumococo está entre as principais medidas de prevenção da pneumonia.

Pneumococo

Cerca de 1,6 milhão de mortes – a maioria em idosos e crianças menores de cinco anos – são causadas no mundo a cada ano por uma única bactéria, o pneumococo (Streptococcus pneumoniae), segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ao mesmo tempo em que a pneumonia é um importante problema de saúde pública, alguns tipos – incluindo a pneumonia pneumocócica – são evitáveis. E a vacinação é um passo fundamental para ajudar na prevenção, em conjunto com hábitos de vida saudáveis.

Entre as opções de vacinas disponíveis para prevenção da pneumonia e das demais doenças pneumocócicas está a Prevenar 13, indicada para crianças até seis anos incompletos e adultos acima de 50 anos.

Propaganda do Google Artigo Baixo