Prefeitura anuncia investimento de R$ 1,2 milhão na Santa Casa de Vinhedo

propaganda do Google Artigo Top

O prefeito Dario Pacheco anunciou nesta segunda-feira, 5, que pretende realizar na Santa Casa de Vinhedo melhorias como a implementação de uma segunda UTI com 10 leitos. Embora o hospital não seja da Prefeitura, a administração municipal compra serviços da Santa Casa para atender os pacientes SUS de Vinhedo e é a maior fonte pagadora da instituição.

A construção da nova ala de UTI com 10 leitos deve custar R$ 1,2 milhão e será bancada pela Prefeitura de Vinhedo.

O anúncio foi feito durante reunião no hospital com a participação da diretoria da Santa Casa, do secretário de Saúde, Milton Ribolli e de vereadores.

“Em comum acordo com os vereadores e com a diretoria da Santa Casa, estamos dando início a uma série de melhorias físicas e administrativas no hospital para que o vinhedense tenha à disposição um atendimento mais ágil e eficiente. A saúde é nossa prioridade”, afirmou Dario.

Também entre as melhorias está a criação de Unidade Coronariana no hospital, além da ampliação do Pronto-Socorro e da recepção, criação de mais vagas de estacionamento com o fechamento de via (um trecho da Rua Manoel Matheus que passa ao lado da Santa Casa deve ser fechado)  e a concessão do sistema de estacionamento rotativo da cidade para uma empresa, que deverá repassar uma porcentagem das vendas para o hospital, atualmente a Santa Casa administra a Zona Azul, a ideia é ela só receber um porcentagem da Zona Azul, sem os custos com funcionários.

Ainda será realizada a padronização de todos os protocolos de atendimento de urgência entre Santa Casa, Pronto Atendimento (PA) Capela e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).  “Todas as medidas que puderam ser realizadas, o quanto antes nós realizamos. No entanto, outras ainda terão que esperar, como é o caso de obras dentro do hospital, que não podem ser feitas neste momento de pandemia”, explicou o prefeito.

A diretoria da Santa Casa destacou a recente criação de uma segunda recepção para atendimento de pessoas sem sintomas gripais, que já desafogou o atendimento no hospital, além de mudanças no Pronto-Socorro que já podem ser percebidas pela população, como a permanência de pelo menos três médicos por 24h na urgência.

Os vereadores solicitaram à diretoria mais atenção aos familiares dos pacientes internados, já que muitos reclamaram de ficar sem respostas sobre o estado de saúde deles por muito tempo. Sobre esse assunto, a Santa Casa disse que criará um protocolo específico para melhorar e humanizar o atendimento.

Outro tema abordado na reunião foi a prestação de contas do hospital, que será feita presencialmente na Câmara para que todos os vereadores possam ter acesso às finanças da Santa Casa e possam tirar suas dúvidas.

Para os vereadores Rubens Nunes e Val Souza, integrantes da Comissão de Saúde da Câmara, a reunião foi muito positiva, com vários encaminhamentos realizados. “Somos cobrados constantemente pela população sobre a Santa Casa, não podemos nos abster desse assunto. Ficamos satisfeitos que esta conversa trará bons frutos à saúde da nossa cidade”, destacaram.

Propaganda do Google Artigo Baixo