Vinhedo terá revezamento de alunos na volta às aulas

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Vinhedo anunciou na última quinta-feira, 28, as regras para o início do ano letivo na rede pública em 1° de fevereiro, primeiramente de forma remota e, presencial, a partir de 1º de março, com todas as regras de distanciamento e higiene necessárias para a prevenção da Covid-19.

Vinhedo vai adotar o sistema híbrido de ensino, que alterna aulas presenciais e atividades remotas. O ano letivo tem início nesta segunda-feira, 1º fevereiro, de forma remota para os alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e será nos mesmos moldes do ano anterior, aproveitando as experiências e aprendizados de 2020.

Em 1º março tem início para crianças a partir de 4 anos (turmas de fase 01 e fase 02 da Educação Infantil) e para o Fundamental I e II (do 1º ao 9º ano), o retorno presencial com esquema de revezamento entre os estudantes, de modo que as salas de aula tenham capacidade máxima de até 50% dos alunos, a fim de que seja mantida a distância social de no mínimo 1,5m.

“Várias escolas da rede particular já retornaram no ensino presencial no Estado e tiveram sucesso. Precisamos ir retomando aos poucos a rotina, mas com todas as regras de higiene que o momento exige. De todo o modo, as aulas presenciais são facultativas e cabe aos pais decidirem se querem que os filhos participem ou não”, explicou e prefeito Dario Pacheco (PTB).

O mês de março foi escolhido para o retorno das atividades presenciais porque a Prefeitura está finalizando obras emergenciais nas escolas, por meio das secretarias de Obras, Esportes e Sanebavi, além das compras necessárias, tanto para as demandas da pandemia quanto para a adequação e abastecimento normal das escolas. Além disso, há grande quantidade de funcionários afastados e o processo de atribuição das salas e aulas está sendo finalizado.

Também deve ser concluído em fevereiro, a atualização dos convênios da Prefeitura com unidades de ensino particulares e o término das obras de construção e ampliação das novas salas em creches.

Além da redução de 50% dos estudantes, e a garantia do distanciamento social conforme protocolo de saúde, as unidades escolares contarão com álcool 70° para desinfecção das áreas de contato, aferição da temperatura na entrada, tapete sanitizante, entre outras medidas.  As medidas de higienização nas escolas serão intensificadas a partir da orientação de cada unidade educacional aos funcionários responsáveis por esse serviço, que terá a validação diária da própria unidade.

Lista de materiais  

A Secretaria de Educação informou que não solicitará, neste início de ano, a lista de materiais escolares individuais (lista unificada). As famílias serão devidamente orientadas a usar os materiais de anos anteriores para reaproveitamento.

Os alunos também receberão até duas camisetas de uniforme para uso, no entanto, se não forem suficientes para toda a semana, poderão vir com outras vestimentas, garantindo assim a higiene diária.

Cada aluno deverá levar duas máscaras para seu uso no ambiente escolar, um saco plástico para armazenamento da máscara trocada, além de uma garrafinha para água, de uso individual, devidamente higienizada. As escolas terão máscaras de reserva para alunos que precisarem. O órgão também informou que fica proibido o compartilhamento de qualquer tipo de material em sala de aula e em qualquer outra dependência da escola.

Já os profissionais da escola receberão os EPIs necessários para trabalhar, de acordo com sua área de atuação.

Tanto no trabalho remoto quanto no presencial, será dada ênfase ao desenvolvimento de habilidades, competências socioemocionais e cognitivas dos alunos. “Nesse primeiro momento, nosso foco maior será o acolhimento afetivo e desenvolvimento das habilidades socioemocionais”, destacou a secretária de Educação, Eliana Chrispim.

Propaganda do Google Artigo Baixo