Prefeitura não cumpre prazo e Teatro Municipal continua fechado

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura não conseguiu terminar as obras de adequação no Teatro Municipal a tempo de realizar o Festival Popular no último domingo. Por conta disso, o espaço não abriu e as apresentações teatrais dos alunos dos centros culturais foram transferidas, de acordo com informações preliminares, para esta segunda-feira, 18.

O Teatro está fechado há quase 11 meses e ainda recebe reformas referentes às exigências propostas pelo Corpo de Bombeiros. Para tanto, três empresas foram contratadas pela Prefeitura para atender para a concessão do alvará.

A Ofos, especializada em engenharia de incêndio, foi uma das selecionadas. A empresa, sob orçamento de R$ 126.944,41, efetuou obras para prevenção de incêndios, incluindo averiguação e instalação dos sistemas de alarme, hidrantes, redes de água, luminárias de emergência, portas contra-fogo, corrimão e guarda-corpo.

Outra empresa, Construdaher, a mesma responsável pela ampliação do Córrego Pinheirinho, na Barra Funda, ficou responsável por efetuar a substituição do revestimento acústico inflamável do teto do Teatro por um anti chamas, incluindo implantação de placas de lã mineral, resistente ao calor e fogo e utilizada para correções acústicas. Porém, como o Teatro não abriu na data prevista novamente, ainda não se sabe se o serviço foi concluído.

Além disso, por meio de pregão realizado no último dia 7, a terceira contratada ficou responsável pela aplicação de uma solução retardante no carpete, poltronas, piso de madeira do palco e cortina principal do Teatro. As demais cortinas apresentavam desgaste e foram substituídas por outras também com retardante. No caso de um incêndio, esse produto, que é incolor, inodoro, não corrosivo e atóxico, impede a propagação das chamas. Também não se sabe se essa empresa finalizou a aplicação do produto. O orçamento das duas últimas contratadas não foi divulgado pela administração municipal.

Conforme informou o JV na edição passada, na última semana, a Prefeitura correu com a reforma para tentar cumprir o prazo informado, de abrir o Teatro para o Festival Popular no domingo, 17.

Propaganda do Google Artigo Baixo