Prefeitura prorroga prazo para pedir Cartão Cidadão emergencial

propaganda do Google Artigo Top

Após exigir o Cartão Cidadão para agendamento da vacina, a Prefeitura de Vinhedo prorrogou para até o dia 30 de abril o prazo para o cadastramento, solicitação de nova senha ou solicitação emergencial do mesmo. O cartão deve ser utilizado no agendamento online da vacina contra o coronavírus a partir de abril e quem tem 50 anos ou mais deve solicitar o documento.

A solicitação do Cartão Cidadão emergencial deve ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Vinhedo até o fim de abril. O agendamento para a vacinação será online a partir do próximo mês.

Neste momento, o cartão emergencial destina-se a moradores com 50 anos ou mais porque os mais jovens poderão retirar seu Cartão Cidadão diretamente na Central SIM, mais próximo de sua data de vacinação, com a retomada do atendimento presencial. Caso a retomada não ocorra, novas medidas serão adotadas.

Por medida de prevenção ao coronavírus, idosos não precisam se deslocar até a UBS para solicitar o cartão emergencial. Os filhos podem levar os documentos e solicitar o serviço. É importante que as cópias dos documentos originais estejam nítidas e de acordo com o Decreto Cidadão.

Quem não tiver o Cartão Cidadão não conseguirá realizar o agendamento online da vacina, poderá enfrentar fila e maior tempo de espera para ser vacinado, mas será vacinado normalmente se estiver dentro dos grupos determinados pelo governo estadual, conforme a disponibilidade de doses.

O agendamento online vai melhorar a qualidade do atendimento ao morador e agilizar os processos. A medida ainda contribui para facilitar o acesso dos vinhedenses a informações referentes à pandemia.

Para realizar o agendamento online é necessário que o morador já tenha o Cartão Cidadão ou providencie um Cartão Cidadão emergencial. Com senha e o login, que serão cadastrados, o morador poderá verificar em tempo real a quantidade de vacinas disponíveis para cada faixa etária ou grupo, locais, dias e horários, e poderá agendar a vacina de acordo com sua disponibilidade.

A Secretaria de Saúde está trabalhando para disponibilizar em breve ainda mais inovação ampliando a oferta de serviços de saúde online, incluindo carteira de vacinação, agendamento e cancelamento de consultas, resultados de exames e possibilidade de checar posição em lista de espera de consultas e exames, quer poderão ser acessados com o Cartão Cidadão.

Cartão Cidadão Emergencial

O Cartão Emergencial para a Secretaria de Saúde destina-se para casos identificados pelas chefias das UBSs como urgência médica ou para moradores que nunca tiveram o Cartão Cidadão e precisam criar usuário e senha de acesso ao Portal Cidadão para agendamento das vacinas contra a covid.

Para os demais casos, o morador deve aguardar a reabertura do atendimento presencial na Central SIM, que está realizando exclusivamente atendimento remoto durante a pandemia.

Moradores que já possuem Cartão Cidadão vão precisar de usuário e senha de acesso ao Portal Cidadão, e para isso devem entrar em contato com a Central SIM pelo telefone 3886 3486, das 8h às 17h, ou pelo e-mail [email protected].

Solicitação

O morador deve cumprir as exigências dos documentos, de acordo com o Decreto nº 47, de 14 de março de 2014. A visita à residência para comprovar endereço está suspensa na fase emergencial do Plano São Paulo de combate à covid.

O Cartão Cidadão emergencial terá validade provisória de 30 dias, podendo ser prorrogada pelo período das ações emergenciais contra o coronavírus.

O cadastro é feito no site da Prefeitura, www.vinhedo.sp.gov.br. Confira o passo a passo em vídeo: cadastro no Portal Cidadão (Clique Aqui).

Aos moradores que possuem o Cartão Cidadão, já realizaram o cadastro, mas não se recordam do login nem da senha. Confira como reiniciar senha no Portal Cidadão (Clique Aqui).

Os moradores que ainda não possuem o Cartão Cidadão devem comparecer pessoalmente a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com documentos pessoais (RG e comprovante de endereço) para fazer o cartão emergencial, uma vez que o atendimento presencial na Central SIM está suspenso.

Propaganda do Google Artigo Baixo