Prefeitura retoma atendimento gradual nas Unidades Básicas de Saúde

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Vinhedo está retomando os atendimentos de rotina oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde gradualmente. Por conta da pandemia do coronavírus, os procedimentos eletivos, aqueles que podem ser agendados e sem caráter emergencial, foram suspensos em 18 de março.

“Suspendemos as consultas e exames agendados mas montamos um esquema eficaz para atender toda e qualquer urgência e emergência. Além disso, não paramos de atender gestantes e crianças até 12 meses em nenhum momento. Agora, com a flexibilização da quarentena, estamos voltando aos poucos com os atendimentos de rotina, começando pelas pessoas que possuam algum tipo de doença crônica”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Desde o dia 1º de junho os atendimentos foram retomados em 20% de sua capacidade normal, respeitando todas as medidas sanitárias necessárias para evitar a propagação da Covid-19, como limpeza do consultório entre uma consulta e outra, preservando a saúde tanto do paciente quanto do profissional. Neste momento a Rede Municipal opera em torno de 50% do seu volume habitual de atendimento, começando pelas consultas e exames que foram suspensos desde o início da pandemia.

Na odontologia os procedimentos ainda se concentram apenas na urgência e emergência. Em algumas unidades os atendimentos estão sendo ofertados em horários diferenciados, visando sempre a necessidade de cada usuário.

Mesmo durante o período em que os procedimentos eletivos foram suspensos, a Rede Municipal continuou trabalhando para atender as gestantes, que precisam de acompanhamento ininterrupto e crianças até 12 meses, além de fornecer um suporte 24 horas na UPA, Policlínica Capela e Centro Médico.

Os usuários não tiveram o abastecimento de medicamentos interrompido em nenhum momento, as farmácias mantiveram seu funcionamento. Aqueles que fazem uso de medicamento contínuo puderam ainda retirar os insumos para 3 meses sem precisarem renovar as receitas, uma medida a mais para não desabastecer a população e evitar a saída desnecessária de casa.

Reorganização

Nesta fase de retomada gradual dos atendimentos, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, informa aos usuários que a quarentena continua e, portanto, o acesso à Unidade de Saúde é restrito ao paciente que possui consulta ou exame marcado.

Vale ressaltar que os idosos, portadores de necessidades especiais e menores de 18 anos precisam e devem ser acompanhados, para os demais é aconselhado se dirigir ao atendimento sozinho. Tais medidas estão sendo adotadas para evitar toda e qualquer forma de aglomeração, principalmente em Unidades de Saúde.

Propaganda do Google Artigo Baixo