Prefeitura solicita aeronave para combater as chamas no maior incêndio de Vinhedo

Defesa Civil de Vinhedo no combate as chamas
propaganda do Google Artigo Top

A Defesa Civil de Vinhedo informou nesta quinta-feira, 1, que o grande incêndio que teve início na manhã do último domingo, 26, na região da Fazenda Monte Alegre está controlado, no momento, porém, não extinto. As condições climáticas dos últimos dias têm colaborado para que o fogo se estenda mais.

De acordo com comunicado enviado a imprensa, a Prefeitura de Vinhedo solicitou junto ao Governo do Estado apoio aéreo para o combate às chamas, o que ainda não ocorreu.

Desde domingo, 26, até hoje, foram utilizados por volta de 300 mil litros de água de reuso. São em média 30 homens trabalhando no combate das chamas, que sofrem reignição constantemente, com isso o monitoramento da nossa Defesa Civil também é feito de forma continua desde a manhã de domingo.

A Prefeitura tem recebido apoio da Autarquia Sanebavi, disponibilizando caminhões pipa, do Secretaria de Serviços, também no fornecimento dos caminhões pipa, da Guarda Municipal, da Guarda Ambiental Municipal, Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e Brigada de Incêndio de Louveira, sempre sob a coordenação do Corpo de Bombeiros.

O incêndio é o maior que Vinhedo já registrou, tanto em área atingida como na duração; são mais de 3 milhões de metros quadrados de área atingida e mais de 100 horas de combate às chamas.

A área que está sendo consumida pelas chamas faz parte da Serra do Cocais, que está localizada entre os municípios de Valinhos, Itatiba, Louveira e Vinhedo. A vegetação da região é uma transição entre mata atlântica e cerrado, abriga também um pequeno mostruário de flora seca da caatinga.

Propaganda do Google Artigo Baixo