Prefeitura suspende atendimento presencial na fase vermelha da pandemia

© Rafa Von Zuben/Jornal de Vinhedo
propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Vinhedo vai suspender o atendimento presencial nos serviços públicos enquanto vigorar a fase vermelha do Plano São Paulo do governo estadual em todos os municípios paulistas, de sábado, 6, ao dia 19 deste mês. O atendimento continua sendo realizado, inclusive para esclarecer dúvidas, pelos telefones e e-mails das secretarias e órgãos municipais. O decreto sobre a suspensão de atividades no município será publicado no Boletim Municipal.

Durante a fase vermelha, somente podem funcionar serviços essenciais. O toque de restrição foi ampliado pelo governo estadual e vai valer das 20h às 5h nesse período.

A decisão de regredir o Plano São Paulo em todo o Estado foi tomada diante do risco de colapso do sistema de saúde, com o aumento alarmante de casos de covid-19 e de internações por causa da doença.

O decreto de Vinhedo determina que, no período entre os dias 6 a 19 de março de 2021, o município deverá aderir às restrições do governo do Estado de São Paulo, com proibição de circulação de pessoas e venda de bebidas alcoólicas em todo o Município, entre 20h e 5h do dia seguinte, para reduzir o fluxo de pessoas em ruas e espaços públicos e evitar aglomerações.

Fica suspenso o atendimento presencial não essencial ao público em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e repartições públicas da administração municipal direta ou indireta.

Esportes e Lazer  

Os parques municipais Represa I, Represa II, Parque Municipal Jayme Ferragut e o Parque Ecológico da Capela ficarão fechados e também estarão suspensas atividades como a pesca e o fechamento da Avenida Otávio Tasca para uso dos pedestres.

Comércio, bares e restaurantes 

Na fase vermelha, não é permitido atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, especialmente em shopping center, galerias, comércio, serviços, salões de beleza e barbearias, academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica, eventos, convenções e atividades culturais.

O consumo local em bares, restaurantes, padarias, lojas de conveniências e supermercados também não é permitido, exceto sistemas de delivery, drive thru e take away.

Shows e eventos  

Shows e eventos de qualquer natureza, inclusive privados, que gerem aglomeração de pessoas, estão proibidos, sob pena de cassação do alvará de licença e funcionamento.

Atendimento essencial  

Podem continuar operando hospitais, clínicas médicas, farmácias, clínicas odontológicas, estabelecimentos de saúde animal, lavanderias, serviços de limpeza e hotéis, supermercados, mercados, açougues, padarias, lojas de suplementos e conveniências, alimentação em feiras livres.

Empresas, serviços essenciais e indústrias 

Também podem funcionar empresas de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis, lojas de material de construção e oficinas de veículos automotores.

Serviços de segurança pública e privado estão permitidos, assim como meios de comunicação social executada por empresas jornalísticas, de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

A lista dos que podem funcionar inclui ainda serviços de manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos, bancas de jornais, atividades religiosas, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transportes, serviços de entrega, estacionamentos, construção civil e indústria.

Protocolos sanitários 

As atividades permitidas precisam obrigatoriamente obedecer aos protocolos de segurança sanitária da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Escolas 

Aulas presenciais da rede pública estadual e redes particulares de ensino deverão cumprir todas as restrições de capacidade e horário reduzido, protocolos sanitários pertinentes à educação e normativas do Plano São Paulo.

Fiscalização 

A fiscalização ficará a cargo da Vigilância Sanitária Municipal, fiscais de posturas, fiscais de tributos, fiscais de trânsito, Procon, além das forças de segurança através da Guarda Civil Municipal de Vinhedo.

Propaganda do Google Artigo Baixo