Programa de transporte gratuito para pessoas com mobilidade reduzida severa é lançado em Vinhedo

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Vinhedo lançou nesta segunda-feira,1,  o Programa LEV (Linhas Especiais de Vinhedo).

O programa vai oferecer transporte gratuito porta a porta para os vinhedenses com mobilidade reduzida severa e com alto grau de dependência, em vans adaptadas. O programa é inédito na cidade e será custeado integralmente pela administração municipal, por meio da secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, operado pela concessionária do transporte coletivo da cidade, a MoV (Mobilidade Vinhedo).

A partir desta semana, começa a funcionar o projeto-piloto para atender 50 pessoas selecionadas pelas organizações sociais do município (OSC) e serviço Quero Vida (Centro Dia do Idoso).  Pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida que necessitam de acesso a serviços de habilitação e reabilitação e equipamentos que garantam a melhora da autoestima, da saúde física e mental, terão prioridade sobre os demais, mas outros como idas à centros de compras, supermercados e até passeios de lazer também poderão ser agendados posteriormente.

“Queremos oferecer mais qualidade de vida às pessoas que, por algum motivo, não conseguem utilizar o transporte coletivo convencional, mesmo sendo acessíveis, e ou precisam de acompanhantes. O poder público deve ofertar um transporte acessível e universal”, afirmou o prefeito dr. Dario Pacheco.

Cada van comporta duas cadeiras de rodas e mais cinco acompanhantes. “No início, serão oferecidas duas vans adaptadas, que seguirão o itinerário traçado pela central de agendamento, para acesso aos serviços nos quais o usuário está inserido, tudo de graça para a população”, explicou dr Dario, que acompanhou a entrega dos veículos.

Propaganda do Google Artigo Baixo