Proteja-se contra os males do inverno com alimentos funcionais

propaganda do Google Artigo Top

Inverno, mudanças climáticas e muita umidade no ar. Esses são fatores que sobrecarregam o sistema imunitário das pessoas e as deixam vulneráveis às doenças típicas desta época do ano, desde simples gripes até pneumonia. No entanto, o ataque de vírus e bactérias só terá força se as condições individuais e nutricionais estiverem enfraquecidas. Por isso, a melhor maneira de se proteger é enriquecer a alimentação com alimentos que, além de nos nutrir, tenham propriedades funcionais que estimulem nosso sistema de defesa, ou seja, apostar em alimentos ricos em substâncias chamadas de antioxidantes.


A nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, ressalta que os principais antioxidantes são as vitaminas A, C, E, além dos minerais Selênio e Zinco. A especialista indica onde recrutar este “exército” de antioxidante. Segundo ela, é possível fazer isso na própria geladeira! “As frutas cítricas (laranja, limão, acerola e kiwi), e os vegetais verdes escuros (couve e brócolis) são excelentes fontes de vitamina C. A abóbora, a cenoura, o brócolis, a manga e o damasco são ricos em vitamina A. Já a vitamina E, pode ser encontrada no milho, na gema de ovo, no arroz e no óleo de soja. E, sem esquecer os minerais, a castanha do Pará é fonte do mineral Selênio e o feijão, os cereais integrais, peixes e nozes são fontes do mineral Zinco”, explica Roseli.


Outra vitamina que o sistema imunológico exige muito e que na sua falta pode ocorrer um desequilíbrio de imunidade é a vitamina D. Essencial, essa vitamina possui um mecanismo que estimula alguns núcleos de nossos genes para alterar sua função quando há algum ataque de vírus ou bactéria e fornecer uma rápida resposta nas membranas celulares. “É uma vitamina que encontra-se naturalmente em poucos alimentos. Peixe de água salgada (sardinha e salmão) e ovos são fontes de Vitamina D. Porém, a exposição adequada à luz solar fornece à maioria das pessoas uma quantidade adequada de vitamina D”, observa a especialista Roseli Rossi.


Saborosos e funcionais, os alimentos possuem um arsenal de substâncias ativas que atuam como antioxidantes, como “bioflavonóides” (vitamina P) encontrados nas frutas vermelhas e vegetais verdes escuros, “licopeno” encontrado no tomate, na goiaba vermelha e no caqui, as “catequinas”, um componente do famoso chá verde e “isoflavonas” presente na soja e derivados.


“Arme-se” ainda mais contra os males do inverno com as sugestões da nutricionista Roseli Rossi:


* MEL: contém flavonóides e compostos fenólicos, poderosos antioxidantes.


* PRÓPOLIS: contém alto teor de flavonóides, com ação antimicrobiana, antiviral e antioxidante.


* GELÉIA REAL: contém todos os aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B, além de cálcio, cobre, ferro, fósforo, vitaminas D, E e C.


* ALHO: contém como substância ativa alicina que tem ação anti-infecciosa, anti-inflamatória.


* COGUMELOS: o cogumelo Shiitake possui pequenas quantidades de um polissacarídeo chamado lentinan, responsável por estimular a produção de células de defesa, fortificando o organismo e ativando, consequentemente, o sistema imunológico. O cogumelo Agaricus Blazei possui componentes que estimulam a produção de novas células de defesa do organismo tais como as células B – que produzem anticorpos (células de defesa) -, as células T – que atacam as bactérias e vírus diretamente (imunidade celular) e as células Natural Killers (NK) – que atacam qualquer invasão prejudicial.


Crédito:


Nutricionista Roseli Rossi – Especialista em Nutrição Clínica


www.equilibrionutricional.com.br

Propaganda do Google Artigo Baixo