Protesto contra a violência fechou o comércio mais cedo em Vinhedo

propaganda do Google Artigo Top

Protesto encabeçado pela Associação Comercial e Industrial de Vinhedo – Acivi – na tarde desta terça-feira, 12, fez com que várias lojas da região central baixassem as portas mais cedo. Até mesmo uma das principais sorveterias da Nove de Julho, local de grande movimento de pessoas, deixou as portas entre abertas, para dar mais ênfase à manifestação, que ocorreu na Praça de Sant’Ana.

Cerca de 200 pessoas, entre comerciantes e funcionários dos estabelecimentos, acompanharam os pronunciamentos transmitidos por carro de som. O presidente da Acivi, Marcos Ferraz, disse não existe segurança 100% efetiva, mas que a arrecadação da Prefeitura de Vinhedo é alta. Segundo Marcos, a Polícia Militar, em parceria com a Acivi, promoverá palestras aos comerciantes sobre como lidar com a violência, tendo ações preventivas e de comportamento diante de um assalto.

O depoimento mais chocante foi de um comerciante com loja na Rua Nove de Julho, assaltado na semana passada. Bandidos entraram “de cara limpa” na loja, segundo ele, e levaram praticamente a totalidade de suas mercadorias. Outros comerciantes relataram a união da categoria, fundamental para que a situação de violência que a cidade está exposta seja tratada com mais seriedade pelas autoridades. “Senão daqui a pouco vamos estar aqui vestidos de camisa preta porque um comerciante foi morto”, desabafou uma comerciante.

A Associação convidou os comerciantes por meio de carro de som e enviou nota à imprensa sobre o assunto. De acordo com a nota da Acivi, o município de Vinhedo se encontra em situação de fragilidade, sendo vítima de diversas formas de violência e da ação abusiva de criminosos.

A Acivi frisou que diversos casos de roubos têm sido noticiados pela imprensa local, que esta semana divulgou inclusive o crescimento de 48% dessa modalidade de crime na cidade só este ano. Os comerciantes estão sendo convidados a fechar seus estabelecimentos um pouco mais cedo para aderirem à manifestação, já que eles também têm sido grandes prejudicados com o aumento da criminalidade no comércio.

Em seguida aos pronunciamentos na Praça de Sant’Ana, os comerciantes se dirigiram para a sessão da Câmara de Vereadores, marcada para iniciar às 19h, onde novamente fariam apelos para as autoridades.

Acompanhe mais detalhes da manifestação da Acivi contra o crescimento da violência em Vinhedo na edição impressa do Jornal de Vinhedo deste sábado.

Propaganda do Google Artigo Baixo