Psoríase pode estar associada a outras doenças

propaganda do Google Artigo Top

Muitos conhecem a psoríase, que causa lesões vermelhas e descamativas na pele, mas poucas pessoas sabem que ela está associada, em geral, a outras doenças graves que podem impactar profundamente na qualidade de vida do paciente.

De acordo com o estudo quantitativo National Health and Wellness* (NHWS), da Kantar Health, os portadores dessa doença estão mais sujeitos a comorbidades como insônia, depressão, enxaqueca e diabetes em taxas bem superiores aos que não apresentam a doença. O levantamento foi realizado com 12 mil brasileiros de 18 anos ou mais, via internet, em 2011, e destes 205 pessoas afirmaram ser psoriáticos.

A pesquisa NSWS 2011 mostra ainda a relação no impacto na produtividade, que é maior em pessoas que sofrem da doença. As taxas de absenteísmo (falta ao trabalho) e perda de produtividade são mais elevadas nos portadores da psoríase.

Estima-se que a psoríase afete aproximadamente 2% a 3% da população mundial. Fatores ambientais e hereditariedade podem estar relacionados ao aparecimento da doença, já que em cerca de 30% dos casos existem outros portadores de psoríase na família. Apesar de não ser contagiosa, o preconceito é uma das principais consequências desta enfermidade, muitas vezes confundida com alergias ou micoses, fazendo com que os pacientes se isolem para evitar situações constrangedoras no local de trabalho, lazer ou esporte.

Propaganda do Google Artigo Baixo