Qual a melhor época para Cirurgia Plástica?

propaganda do Google Artigo Top

Antigamente quando o inverno se aproximava, trazia com ele uma grande procura por cirurgias plásticas. Como todos já ouviram falar alguma vez, julho é o ‘mês da cirurgia plástica’, mas, por quê? Será que operar no inverno traz melhores resultados, uma recuperação melhor?


Hoje em dia este costume tem mudado muito e a procura pela cirurgia plástica tem se diluído ao longo do ano. O inverno traz algumas vantagens sobre o verão. Por ser mais frio, o inchaço pode ser menor, se comparado com dias mais quentes. Isso é mais evidente para cirurgias como lipoaspiração, abdominoplastia, cirurgia da face, em que o inchaço é mais acentuado. Outro ponto a considerar segundo os médicos especialistas, é que muitas cirurgias plásticas necessitam na recuperação do uso de cintas elásticas por mais de um mês, o que é melhor tolerado em dias frios, julho, por sua vez, é férias escolares e permite programar a sua cirurgia e ter uma recuperação adequada, porém, nem todo mundo tem filhos. Logo, por estes motivos, julho foi por muito tempo o mês mais procurado para cirurgias plásticas, porém nunca foi fator decisivo, se fosse não haveria cirurgias em Fortaleza, Maceió, Manaus, Recife, etc.


Muito mais do que a preferência por uma temperatura, há outros fatores importantes na programação da cirurgia e que tem grande importância no resultado da cirurgia plástica. O primeiro deles é procurar um especialista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pois é ela quem supervisiona a formação desses profissionais da medicina. Para ser especialista em cirurgia plástica é necessário cursar 6 anos de faculdade, formar-se médico, prestar outro vestibular para ser cirurgião geral, formar-se cirurgião geral, fazer novo vestibular para cirurgia plástica, formar-se em cirurgia plástica e depois disso tudo, passar na prova de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. São aproximadamente 11 anos de estudos, e depois de passar por tudo isso e ser aprovado na prova de especialista, é que se recebe o titulo de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.


Outro fator importante é que a pessoa tem um determinado tempo para a recuperação, pois se for mal feita influenciará diretamente no resultado da cirurgia. Assim, é melhor operar no verão e ter tempo suficiente para recuperação, do que operar no inverno e ter que voltar ao trabalho antes do período ideal.


Artigo de: Arnaldo Korn – Diretor Executivo do Centro Nacional – Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica-cnacional.com.br).


Propaganda do Google Artigo Baixo