RMC vai ampliar oferta de cursos técnicos para 3.425 vagas

propaganda do Google Artigo Top

Região de Campinas vai oferecer 3.425 vagas para cursos técnicos, divididas em 33 cursos. Medida foi estabelecida pelo governo do Estado de São Paulo e começa a partir de 2013. Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de dezembro por meio do portal oficial do programa Vence, www.vence.sp.gov.br.

Antes intitulado Rede Ensino Médio Técnico (Retec), implantado em cidades com mais de 80 mil habitantes e voltado apenas a alunos da 2ª série do Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), o programa Vence passará a atender também a estudantes da 3ª série do Ensino Médio. O objetivo é articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica.

Há dois modelos no programa, o concomitante e o integrado. No primeiro, o aluno freqüenta o Ensino Médio em uma escola da rede estadual e o curso técnico em uma das instituições conveniadas, em período além do ensino regular. Ao final do curso técnico, que pode durar de 12 a 24 meses, os alunos recebem um diploma da instituição particular e ao final do Ensino Médio o diploma da escola da rede que frequentou.

Já no segundo, os alunos que frequentam o Ensino Médio têm o curso regular integrado ao ensino técnico, por meio de parceria com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo. Neste modelo, os alunos recebem apenas um diploma, expedido pelo Estado e pela instituição parceira.

As inscrições para o modelo integrado estão encerradas e as provas acontecem no dia 2 de dezembro. Já o cadastro de alunos interessados em fazer os cursos oferecidos pelo Instituto Federal de São Paulo deve ser feito até o próximo dia 30. São oferecidas 1.200 vagas em 16 cursos técnicos (mais informações em www.educacao.sp.gov.br). Caso a procura seja maior do que a oferta haverá sorteio nas respectivas diretorias regionais de ensino entre os dias 3 e 7 de dezembro.

Propaganda do Google Artigo Baixo