RMC: vendas em setembro tiveram queda

propaganda do Google Artigo Top

Na RMC – Região Metropolitana de Campinas, as vendas em setembro, foram abaixo do esperado se comparado com setembro do ano passado ou agosto de 2012, registrando queda de 1,12%. No período de janeiro a setembro deste ano, comparado ao anterior, a expansão recuou 3,61%, queda de 0,66%. Dados são da SCPC – Serviço de Proteção ao Crédito, divulgados pela Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas).

Apesar do número de dias úteis para o comércio ter reduzido em setembro, as vendas a prazo cresceram 5,1% e as à vista tiveram queda de 6,5%, novamente comparado à setembro de 2011.

As vendas relacionadas às eleições municipais tiveram um aumento de 19,3%, saltando de 23,8 milhões, registrados em 2008, para 28,4 milhões, em 2012, volume abaixo da inflação do período, que foi de 24%. Essa movimentação refere-se aos serviços gráficos, propaganda e promoções em faixas, banners, outdoors e outras peças promocionais.

No acumulado, o faturamento em 2012 foi de R$15.2 bilhões, 4,56% acima do registrado em 2011. Somente em setembro deste ano, o faturamento ficou em aproximadamente R$ 1,85 bilhão. Já a inadimplência ficou em 7,34%, quase igual ao período anterior, com 335.086 carnês não pagos neste ano, contra os 312.180 do ano passado.

Em termos monetários, esses números representam R$ 433,5 milhões este ano, contra os R$ 398,0 milhões de 2011.

Para o mês de outubro, no entanto, a expectativa é de expansão nas vendas no comércio da RMC, com o Dia das Crianças e a contratação de temporários, que ativarão mais o varejo se comparado a setembro passado.

 

Propaganda do Google Artigo Baixo