Rodrigo Paixão assume presidência e quer tornar Câmara mais digital

O vereador e eleito presidente da Câmara, Rodrigo Paixão
propaganda do Google Artigo Top

Em Sessão Especial, realizada nesta sexta-feira, 1º de janeiro, a Câmara Municipal de Vinhedo elegeu a mesa diretiva do 1º biênio (2021-2022) da 18º Legislatura. Duas chapas foram registradas. A eleição da mesa e do vice-presidente foi realizada em votação aberta e nominal por maioria simples de votos. Com sete votos favoráveis, os parlamentares elegeram Rodrigo Paixão (PDT) como presidente do Poder Legislativo de Vinhedo.

A chapa vencedora é presidida por Rodrigo Paixão, vereador com maior número de votos no pleito de 2021; Nilton do Foto Nelson (PTB) como vice-presidente; Chris PC (MDB) como 1º secretária; e Rodrigo Luglio (Solidariedade) como 2º secretário. A chapa ainda é composta por Nayla de Souza (PDT), como 1ª suplente, Pastor Léo Fernandes (PTB), como 2º suplente, e Inês da Saúde (MDB), como 3ª suplente.

A Chapa nº 1 era encabeçada por Paulinho Palmeira (PODE), com Mazinho da Guarda (PSC) como vice, Thiago Marra (PSDB) como 1º secretário e Val Souza (Republicanos) como 2º secretário, e teve seis votos, recebendo o apoio dos vereadores Márcio Melle (PSDB) e Rubens Nunes (PODE).

Rodrigo Paixão, em seu discurso com as suas propostas a frente do legislativo municipal disse que pretende digitalizar e tonar a Câmara mais dinâmica e acessível ao público. “O nosso principal objetivo como mesa diretiva é fazer com que as leis produzidas por essa Casa, desde os anos 40, sejam consolidadas, sistematizadas, compiladas para que  a população possa se encontrar no meio do emaranhado de legislações municipais; queremos ainda dar agilidade às propostas fundamentais que tramitam nessa Casa, seja de iniciativa da população, do Legislativo ou do Executivo; fortalecer o Legislativo, sendo forte e atuante, porém em equilíbrio com os demais poderes; ampliar a concepção de projetos que são originados nessa Casa, pois há novas concepções jurídicas que dão mais poder às proposituras de iniciativa do Legislativo; criar um ambiente saudável e de respeito entre os vereadores, em que a diversidade se transforme em unidade em defesa do município; democraticamente fazer consulta aos servidores dessa Casa, para que possamos melhorar ainda mais o funcionamento da Câmara; intensificar a comunicação com a população, seja com reuniões itinerantes ou ampliando os trabalhos de nossas redes sociais, possivelmente com uma TV de nosso Legislativo; digitalizar a Câmara, reduzindo drasticamente o uso de papel; estabelecer parcerias com órgãos, entidades, institutos e universidades que possam contribuir com o fortalecimento do papel da Câmara; defender os princípios de uma Câmara republicana, transparente, que não persiga vereadores por fazerem parte de outro partido; instituir alguns mecanismos, como colégio de líderes, o funcionamento de um calendário anual, com as comissões permanentes funcionando de verdade e com prestação de contas regulares; ampliar a acessibilidade efetivamente; e avançar com o mecanismos de democracia direta, como a apresentação de mais projetos de Lei de iniciativa popular”.

Pela primeira vez na história da Câmara de Vinhedo a Sessão Especial para eleição da mesa diretiva teve um espaço dedicado ao debate entre os concorrentes à presidência.

Propaganda do Google Artigo Baixo