Saiba como evitar as fraudes cibernéticas

propaganda do Google Artigo Top

 

Falta de punição, sensação de identidade preservada e o pouco cuidado que empresas e pessoas físicas dispensam para proteger suas senhas nos computadores criam um ambiente propício para as práticas de fraudes no mundo cibernético. Pesquisa recente divulgada pela RSA, divisão de segurança cibernética da EMC, aponta o Brasil como o principal alvo de criminosos digitais na América Latina. A pesquisa revela ainda que 40% das fraudes vêm de endereços hospedados nos Estados Unidos.

 

“Vejo as fraudes como acidentes aéreos. O motivo do acidente raramente é um só. Na internet, os criminosos podem ter uma sensação maior de que sua identidade está preservada, seja por um falso cadastro em uma lan house, seja por uma invasão de wi-fi. Isso, aliado ao fato de que realmente muitas pessoas não têm cuidados adequados com sua segurança, cria um ambiente propício para as práticas fraudulentas”, afirma o Diretor de Tecnologia da Agência Sawi, de Campinas, Rafael Pini.

 

 

 

Para Pini, uma série de cuidados e procedimentos básicos são fundamentais para o combate aos crimes cibernéticos dentro de ambientes corporativos e domésticos, evitando-se dessa forma grandes prejuízos financeiros e até dor de cabeça para provar inocência. Também é necessário evitar usar redes públicas, entrar em sites de bancos. Segue abaixo dicas para criar senhas:

 

 

 

Senhas:

 

 

– Não utilize o recurso de “salvar senha” disponível na maioria dos navegadores. Normalmente, eles armazenam essas senhas de forma bastante insegura.

– Nunca utilize senhas baseadas em palavras de dicionário ou nomes. Essas são as mais fáceis de serem descobertas de forma automatizada (onde o criminoso utiliza um programa que faz combinações de palavras e tenta utilizá-las para obter acesso não autorizado).

 

 

– Para criar uma senha segura, procure misturar caracteres especiais, letras maiúsculas, minúsculas e números. Se não estiver se sentindo muito criativo, existem ferramentas para auxiliar nesse processo, como, o site: http://www.random.org/passwords.

 

 

– Não armazene suas senhas em um arquivo e nem as deixe anotadas. Isso pode parecer um pouco complicado, mas existe uma técnica simples para memorizar uma senha segura que consiste em você contar uma história e relacioná-la com a senha. Um exemplo simples: Fiz meu cadastro na Sawi em 2012 (senha FmcnSe2012).

 

Propaganda do Google Artigo Baixo