Saint-Gobain Vinhedo propõe reduzir jornada para não demitir

propaganda do Google Artigo Top

A Saint-Gobain Abrasivos, empresa do Grupo Saint-Gobain, propôs aos cerca de 150 funcionários, por meio do Sindicato dos Químicos Unificados, a redução provisória da jornada de trabalho de 20%, durante três meses, com correspondente redução nos salários. Em contrapartida, a empresa garantiria, neste período, a manutenção dos empregos, com possibilidade de prorrogação do acordo por mais três meses.

De acordo com informações da empresa, a redução é necessária para compensar as perdas que a unidade vem sofrendo neste período de crise econômica mundial, que está afetando negativamente todos os setores da economia. Segundo a empresa, desde novembro do ano passado, houve uma redução relevante de vendas no segmento em que a unidade atua. Em janeiro deste ano, a queda chegou a 50%.

A empresa informa, no entanto, que a proposta foi aceita pela maioria dos trabalhadores, porém, a situação está sendo barrada pelo Sindicado, que se negou a negociar o acordo que permitiria a implantação da medida. “O próprio Sindicato foi até a empresa e, ao conferir que a tendência dos trabalhadores era aprovar o acordo, não realizou uma assembléia agendada para discutir a situação e decidir sobre a proposta da empresa”, escreveu a Saint-Gobain Abrasivos por meio de sua Assessoria de Imprensa. A empresa salienta que fechou neste mês de fevereiro cinco acordos em suas demais unidades, seguindo a tendência de diversos setores no País, como forma de manutenção de empregos.

O Sindicato, também por meio de comunicado enviado à imprensa na semana passada, informou que a empresa não justificou, conforme aponta a legislação, a necessidade de redução dos salários em função da crise e também não garantiu a manutenção dos empregos.

Propaganda do Google Artigo Baixo