O Centro de Exposições e Galeria de Artes “Edilson Caldeira” abriu oficialmente, na úlitma quinta-feira (7), as portas para a edição 2025 do Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SAV). A cerimônia de abertura reuniu autoridades municipais, artistas e representantes da comunidade cultural, marcando mais um capítulo de uma trajetória de mais de 30 anos de incentivo às artes visuais no município.
Reconhecido como um dos maiores eventos culturais de Vinhedo, o SAV deste ano reúne 123 obras de 86 artistas, selecionadas por uma comissão formada por profissionais das Oficinas Culturais de Vinhedo. Além das exposições, o evento contemplou trabalhos com os prêmios Aquisitivo e Honorífico, valorizando ainda mais a produção artística local e regional.
A programação presencial já está disponível ao público, com entrada gratuita até 13 de setembro. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h.
A partir de 20 de agosto, a experiência será ampliada com um tour virtual em 360º, que contará com audiodescrição, tradução em Libras e informações sobre as obras, permitindo que pessoas de qualquer lugar possam explorar o conteúdo da mostra.
Entre os destaques desta edição está um mural externo assinado pelo artista valinhense Genivaldo Amorim, viabilizado pelo projeto “Pense em Tuvalu”, e a Sala Especial dedicada à homenageada Eloísa Belinello Budney, arte-educadora e premiada na primeira edição do SAV, em 1995.
Com obras de estilos e técnicas variadas, o Salão de Artes Visuais de Vinhedo 2025 promete encantar e inspirar visitantes, fortalecendo o diálogo entre a produção artística contemporânea e o público.
Serviço
🎨 Salão de Artes Visuais de Vinhedo 2025
📅 Até 13 de setembro
⏰ Terça a sexta: 9h às 18h | Sábado: 10h às 14h
📍 Centro de Exposições e Galeria de Artes “Edilson Caldeira” – Rua Monteiro de Barros, nº 101 – Centro
💰 Entrada gratuita