Sanebavi interrompe captação após coloração vermelha em rio

Rio Capivari nesta sexta-feira, 24, com a coloração vermelha
propaganda do Google Artigo Top

A Sanebavi interrompeu a captação de água do Rio Capivari nesta sexta-feira, 24, após a presença de um líquido avermelhado, supostamente por um descarte irregular de material poluente na divisa da cidade de Louveira com Jundiaí. Vinhedo suspendeu temporariamente a principal fonte para o abastecimento do município.

Desta forma, a captação ficará limitada aos demais sistemas, entre eles o das represas, onde poderá ser notada uma baixa importante, sobretudo na Represa I. O problema poderá, inclusive, trazer intercorrências no abastecimento de água para a cidade.

O líquido, aparentemente tinta, torna inviável o tratamento daquela água para consumo humano. Desta forma, a Sanebavi terá de esperar até que o curso normal do rio escoe o poluente e volte a fazer a captação no local. Assim, a autarquia reforça à população a importância ainda maior de fazer uso racional de água.

Em Louveira também houve relatos da presença do líquido logo pela manhã. Uma equipe da Guarda Municipal louveirense esteve no local e fez fotos do rio, para averiguar o que pode ter acontecido.

Propaganda do Google Artigo Baixo