Saúde registra 80% menos casos de dengue no país

propaganda do Google Artigo Top

Nos primeiros dois meses deste ano, foram registrados 87 mil casos de dengue no país, 80% a menos em relação ao mesmo período do ano passado. O balanço foi divulgado pelo Ministério da Saúde.

Apesar dessa queda significativa, a doença continua preocupando as autoridades de saúde, que ressaltam a importância da adoção de medidas preventivas, especialmente porque muitas cidades brasileiras ainda apresentam situação de risco.

O governo também divulgou o novo levantamento de índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado em 1.459 municípios – 48% a mais de cidades do que a edição de 2013. O levantamento atual do governo revela que 321 municípios estão em situação de risco. No interior paulista, 20 deles fazem parte desta estatística já que apresentam larvas do mosquito em mais de 4% dos imóveis pesquisados.

Controle

Não se sabe exatamente a causa da queda no número de casos da dengue nos primeiros dois meses do ano: se por causa da falta de chuvas ou pelas medidas preventivas. Embora não haja vacinas ou remédios específicos, a prevenção contra a proliferação do mosquito vetor é a melhor arma que as pessoas têm para se proteger da doença. A forma mais eficiente, ainda, é ficar de olho na própria casa, conferindo se não tem água parada em vasos, baldes, pneus, tampinhas de garrafas ou outros recipientes.

Propaganda do Google Artigo Baixo