Secretaria de Cultura e Turismo reabre Teatro Municipal

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Vinhedo vai reabrir o Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus no dia 5 de novembro, com a apresentação da Associação Musical de Vinhedo. O teatro estava fechado desde abril de 2019, passou por reformas, manutenções, dedetização e limpeza. O evento de reabertura terá entrada gratuita e a reserva de lugares deve ser feita no formulário https://bit.ly/reaberturateatro. A vacinação é obrigatória. Em novembro, o teatro vai receber 13 espetáculos do tradicional Festival de Teatro de vinhedo (FESTEVI), que este ano está em sua 27ª edição.  

As reformas foram realizadas nas calhas, forro, carpete, alarme de incêndio, marquise e hall de entrada, o que minimizou os problemas de goteiras, isolamento acústico e infiltrações. O teatro passou ainda por um processo de limpeza de todas as áreas, equipamentos técnicos e maquinaria. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, ainda são necessárias as reformas do palco e manutenção do ar condicionado central, que estão com licitações em andamento. Para o próximo ano está prevista a pintura externa e a troca de todo o telhado.  

 “Estamos caminhando para deixar nosso teatro municipal totalmente recuperado para abrigar os eventos de nossa cidade. Nosso teatro tem recebido espetáculos das mais diferentes produções e cidades, sempre tendo a cultura como recurso de fortalecimento social. Os investimentos que estamos fazendo são necessários para que nossa cidade continue avançando para se tornar polo cultura de referência em toda a região e até no País”, disse o prefeito Dario Pacheco.  

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto, a decisão por reabrir o espaço mesmo sem as obras concluídas é uma forma de apoiar o setor artístico,  que agora começa a se reabrir após a melhora nos números da pandemia por conta da vacinação. “Academias de dança, produtoras artísticas e grupos musicais voltam a ter espaço para se apresentar e retomar, aos poucos suas produções, além de, é claro, podermos realizar projetos da própria Secretaria de Cultura e Turismo”, disse. 

Romanetto explicou que o local é seguro e se encontra em plenas condições de receber as atividades propostas. Visitas técnicas foram realizadas no teatro para aferir as condições e garantir que as apresentações possam ser realizadas. “Ficamos satisfeitos de poder apoiar o retorno de projetos artísticos, ainda mais com a presença de público, e estamos trabalhando para que em breve o teatro esteja com toda sua estrutura 100% reparada” disse o secretário. 

 

 

 

 

 

 

FESTEVI 

Além da cerimônia de reabertura no dia 5, o teatro vai abrigar os 13 espetáculos do 27º FESTEVI, 12 amadores e um profissional, que terá acessibilidade em libras e áudio-descrição, como abertura do evento. Vai abrigar ainda uma apresentação pelo Circuito SP online, Programa Juntos pela Cultura do Governo do Estado de São Paulo, stand-up comedy, Orquestra PróCultura e uma apresentação de academia de dança de Jundiaí. 

Em dezembro, o teatro será palco de apresentações de música, teatro e dança, inclusive com apresentação da SP Cia de Dança e academias de dança tradicionais da nossa região. 

Protocolos sanitários 

Nesse retorno às atividades presenciais, que, segundo o Plano São Paulo, permite 100% da ocupação de espaços culturais a partir do mês de novembro, as recomendações da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Vinhedo serão seguidas. Para ingressar no teatro será necessário apresentar confirmação do esquema vacinal completo (através de documento emitido pelo Conecte Sus) ou apresentação da confirmação de ao menos uma dose de vacina ou ainda teste negativo de covid-19 PCR realizado até 48 horas antes ou antígeno realizado até 24 horas antes. O uso de máscara permanece obrigatório. 

Ingressos 

O evento terá entrada gratuita e a reserva de lugares deve ser realizada no formulário https://bit.ly/reaberturateatro. Quem fizer o upload do comprovante de vacinação do Conecte SUS no campo do formulário não precisará apresenta-lo no dia do evento. O ingresso é individual, portanto, membros de uma mesma família precisam preencher um ingresso cada para garantir seus lugares.  

Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus 

O Teatro está estruturado na antiga fábrica de abrasivos Carborundum, a terceira indústria instalada no município, em 1953. Está inserido em um complexo cultural que também abriga o Centro Cultural Engenheiro Güerino Mário Pescarini, que oferece oficinas culturais na área central da cidade e por sediar a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

Inaugurado em 22 de setembro de 2006, o teatro concilia modernidade com as características da antiga fábrica. O lustre de seu foyer foi feito com os vidros das janelas originais da Carborundum. Tem capacidade para 507 pessoas. O nome é uma homenagem à primeira-dama do munícipio, conhecida por ser a primeira bailarina da cidade. 

O teatro pode ser reservado para eventos artístico-culturais através de protocolo nas centrais SIM. Informações referentes ao processo, valores e datas de reserva podem ser conferidas no Decreto nº 0001/2018 ou na Secretaria de cultura e Turismo, pelo e-mail [email protected] ou telefone/whatsapp 3876-5393.

Propaganda do Google Artigo Baixo